Repository logo
 
Publication

Do sentir ao saber: explorar as emoções através da pedagogia participativa com alunos do 1.º CEB

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educação
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.authorOliveira, Susana
dc.contributor.authorDias Graça, Vânia Gabriela
dc.date.accessioned2025-07-21T16:57:51Z
dc.date.available2025-07-21T16:57:51Z
dc.date.issued2025
dc.description.abstractA educação transforma-se ao longo do tempo. Os velhos paradigmas de ensino, de cariz tradicional, já não se encaixam mais nos cenários educativos atuais. Neste sentido, a pedagogia participativa é uma abordagem educativa que coloca o aluno no centro do seu processo de aprendizagem, valorizando a sua voz, experiências, interesses e participação ativa na construção do conhecimento. Este estudo foi desenvolvido no 1.º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito da Prática Educativa Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para este artigo selecionou-se a unidade de aprendizagem cujo tema foi “A Cidade Sem Cor”, com enfoque no desenvolvimento de competências socioemocionais dos alunos. Optou-se pela metodologia de Investigação-Ação, recorrendo a diversos instrumentos e técnicas para a recolha de dados, entre os quais se destacam as narrativas reflexivas, as notas de observação e as produções realizadas pelos alunos. Em conclusão, esta experiência reforça a relevância do trabalho em sala de aula de competências de gestão emocional, como autoconhecimento, empatia e resiliência, que são pilares da inteligência emocional, promovendo um debate alargado sobre a integração de competências socioemocionais no currículo e fortalecendo uma cultura escolar colaborativa, inclusiva e crítica.por
dc.description.abstractEducation changes over time. The old, traditional teaching paradigms no longer fit into today's educational scenarios. In this sense, participatory pedagogy is an educational approach that puts the student at the center of their learning process, valuing their voice, experiences, interests and active participation in the construction of knowledge. This study was carried out in the 1st Cycle of Basic Education, as part of the Supervised Educational Practice of the Master's Degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education. For this article, a learning unit was selected whose theme was “The Colorless City”, with a focus on developing students' socio-emotional skills. We opted for the Action Research methodology, using various tools and techniques to collect data, including reflective narratives, observation notes and student productions. In conclusion, this experience reinforces the relevance of working in the classroom on emotional management skills, such as self-knowledge, empathy and resilience, which are pillars of emotional intelligence, promoting a broad debate on the integration of socio-emotional skills into the curriculum and strengthening a collaborative, inclusive and critical school culture.eng
dc.identifier.citationOliveira, S., & Graça, V. (2025). Do sentir ao saber: explorar as emoções através da pedagogia participativa com alunos do 1.º CEB. PRATICA - Revista Multimédia de Investigação em Inovação Pedagógica e Práticas de E-Learning, 8(2), 21–31. ISSN: 2184-1837. https://doi.org/10.34630/pel.v8i2.6376
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34630/pel.v8i2.6376
dc.identifier.issn2184-1837
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/30231
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.publisherCentro de Inovação Pedagógica do Politécnico do Porto
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectpedagogias participativas
dc.subjectinteligência emocional
dc.subjectdesenvolvimento integral dos alunos
dc.subject1.º CEB
dc.titleDo sentir ao saber: explorar as emoções através da pedagogia participativa com alunos do 1.º CEBpor
dc.title.alternativeFrom feeling to knowing: exploring emotions through participatory pedagogy with 1st grade studentseng
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage31
oaire.citation.issue2
oaire.citation.startPage21
oaire.citation.titlePRATICA - Revista Multimédia de Investigação em Inovação Pedagógica e Práticas de E-Learning
oaire.citation.volume8
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85
person.familyNameDias Graça
person.givenNameVânia Gabriela
person.identifier.ciencia-id471C-80B5-4DB0
person.identifier.orcid0000-0002-7000-7211
relation.isAuthorOfPublicationfc043b2e-d808-47aa-940a-3a7d80cf30df
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryfc043b2e-d808-47aa-940a-3a7d80cf30df

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
ART_SusanaOliveira_2025.pdf
Size:
682.91 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
4.03 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: