Repository logo
 
Publication

Uma prática Educativa, Múltiplas realidades e perspetivas

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorRibeiro, Carla
dc.contributor.advisorOliveira, Inês
dc.contributor.authorFolha, Cristiana Sofia da Silva
dc.date.accessioned2021-08-31T13:30:51Z
dc.date.available2021-08-31T13:30:51Z
dc.date.issued2020
dc.date.submitted2020
dc.description.abstractO presente relatório, enquadrado no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, assume-se como parte integrante da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada e constitui uma condição para a obtenção do grau de Mestre e habilitação para a docência. Neste relatório, encontra-se espelhado todo o percurso de evolução pessoal e profissional da formanda, as vivências, as aprendizagens, os aspetos positivos, assim como os constrangimentos que marcaram a experiência da prática educativa nas áreas de especialidade e ciclos de ensino deste mestrado. Uma prática educativa ancorada nos documentos normativos e curriculares, que atende às especificidades de cada ciclo e área, seguindo o modelo de formação previsto na Prática de Ensino Supervisionada: a articulação e integração de saberes. Este documento integra uma dimensão descritiva e uma vertente reflexiva, sustentada por referenciais teóricos que suportam o perfil reflexivo, empático e tolerante do professor. Para além disso, a dimensão investigativa que caracteriza o perfil de um docente está ilustrada no projeto que foi delineado no âmbito da História e Geografia de Portugal para o 2.º Ciclo do Ensino Básico. Apresenta-se o desenho de um projeto centrado na lecionação dos passados dolorosos e no trabalho em torno dos conceitos de multiperspetiva e empatia históricapt_PT
dc.description.abstractThis report is part of the study plan in the Master's Degree in Education of the 1st Cycle of Basic Education and of Portuguese and History and Geography of Portugal in the 2nd Cycle of Basic Education and is an essential part of the Supervised Teaching Practice course; it constitutes a condition for obtaining the degree of Master and qualifying for the teaching career. This document presents the personal and professional development of the student, her experiences, her educational achievements, and the strengths and constraints that have marked the experience of educational practice in the areas of specialisation and teaching cycles of this Master's degree. An educational practice founded on normative and curricular documents, which takes into account the specificities of each cycle and area, following the training model foreseen in the Supervised Teaching Practice: the articulation and integration of knowledge. This report comprises a descriptive dimension and a reflective component, supported by theoretical references that sustain the reflective, empathic and tolerant profile of the teacher. Additionally, the investigative dimension that characterises the profile of a teacher is depicted in the project that was outlined in the context of the History and Geography of Portugal for the 2nd Cycle of Basic Education. Thus, it is presented the design of a project focused on teaching the painful past and on the concepts of multiperspective and historical empathy.pt_PT
dc.identifier.tid202767647
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/18267
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectPrática de ensino supervisionadapt_PT
dc.subjectEnsino no 1.ºCEBpt_PT
dc.subjectEnsino de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEBpt_PT
dc.subjectArticulação e integração de saberespt_PT
dc.subjectMultiperspetivapt_PT
dc.subjectEmpatia históricapt_PT
dc.subjectSupervised teaching practicept_PT
dc.subjectTeaching of 1st Cycle of Basic Educationpt_PT
dc.subjectTeaching Portuguese and History and Geography of Portugalortugal in the 2nd Cycle of Basic Educationpt_PT
dc.subjectArticulation and integration of knowledgept_PT
dc.subjectMultiperspectivept_PT
dc.subjectHistorical empathypt_PT
dc.titleUma prática Educativa, Múltiplas realidades e perspetivaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_Cristiana Folha_2020.pdf
Size:
2.64 MB
Format:
Adobe Portable Document Format