Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

O papel do gestor escolar na promoção de um bom clima no ambiente democrático

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_SolangeLima_2017.pdf1.21 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Neste trabalho fazemos uma reflexão sobre a gestão escolar, tendo em vista a exigência legal da Gestão Democrática e Participativa comprometida com desafios relacionados à educação de qualidade e a busca constante do desenvolvimento e aperfeiçoamento de competências indispensáveis ao Gestor Escolar. Objetivou-se analisar em duas escolas da rede estadual de ensino os traços dessa modelagem gerencial que contribua para um clima escolar democrático. Nesta época de mudanças e significativas transformações na Educação a preparação de um Gestor Escolar, a competência técnica e comportamental é determinante para gerir pessoas. Espera-se, dentre outras competências, que este profissional conheça a si mesmo, reconhecendo o seu potencial e contribuindo para o cultivo das relações profissionais, demonstrando assim, habilidade para trabalhar num clima organizacional que proporcione satisfação a todos os que fazem parte do processo educacional. A metodologia utilizada foi de cunho misto sendo composta por uma parte qualitativa e outra quantitativa com o uso de pesquisa bibliográfica, observação direta, entrevista e inquerito por questionário. Referimos que, sendo um estudo de caso, a metodologia utilizada é maioritariamente qualitativa. Concluímos que nos diferentes espaços pesquisados a gestão escolar é bastante diferenciada e consequentemente o clima organizacional por vezes não se apresenta satisfatório
In this work we make a reflection on school management, considering the legal requirement of Democratic and Participatory Management committed to challenges related to quality education and the constant search for the development and improvement of skills indispensable to the School Manager. The objective of this study was to analyze in two schools of the state school system the traits of this managerial model that contributes to a democratic school climate. In this era of changes and significant transformations in Education the preparation of a School Manager, the technical and behavioral competence is determinant to manage people. It is hoped, among other competences, that this professional knows himself, recognizing his potential and contributing to the cultivation of professional relationships, thus demonstrating the ability to work in an organizational climate that provides satisfaction to all those who are part of the educational process . The methodology used was mixed, being composed of a qualitative and a quantitative part with the use of bibliographical research, direct observation, interview and questionnaire inquiry. We refer that, being a case study, the methodology used is mostly qualitative. We conclude that in the different spaces surveyed the school management is quite different and consequently the organizational climate sometimes is not satisfactory.

Description

Keywords

Gestão participativa Clima organizacional Escola básica Participatory management Organizational climate Basic school

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação

CC License