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Authors
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Abstract(s)
This dissertation examines the effects of cultural immersion experiences within
the bachelor's degree in Translation and Interpretation Portuguese/Chinese Chinese/Portuguese exchange program offered by the Polytechnic of Leiria. The research
sought to determine whether these cultural immersion experiences improve linguistic and
cultural competence and provide graduates with an edge in the labour market.
The present dissertation starts by doing a theoretical framework, followed by a
cultural context of the relations between Portugal and China, which serve as the
foundations for the research conducted in this dissertation. The research findings show
not only a robust positive association between cultural immersion and language and
intercultural competences acquisition but also shows rising interest in Chinese language
learning in Portugal.
With its integrated exchange programmes to China, the bachelor’s degree in
Translation and Interpretation Portuguese/Chinese-Chinese/Portuguese has helped
students develop linguistic skills and intercultural competence, thereby meeting the
broader societal need for individuals with the ability to engage effectively in a globalized
world.
As a result, this research highlights the positive influence that cultural immersion
experiences have on the career prospects of graduates and accentuates the importance of
such experiences in fostering language and intercultural competence. It also
acknowledges the wider societal ramifications of advocating for intercultural competency
and language proficiency, while emphasising the need of educational initiatives in
preparing individuals for an increasingly interconnected global community. This study
promotes the investigation and advancement of efforts aimed at recognizing the impact
of cultural immersion in the acquisition of such competences, with the goal of deepening
our understanding of the benefits associated with these experiences.
Esta dissertação analisa os efeitos das experiências de imersão cultural no âmbito do programa de intercâmbio da licenciatura em Tradução e Interpretação Português/Chinês-Chinês/Português oferecida pelo Politécnico de Leiria. A investigação procurou determinar se estas experiências de imersão cultural melhoram a competência linguística e cultural e se proporcionam aos licenciados uma vantagem no mercado de trabalho. A presente dissertação começa por fazer um enquadramento teórico, seguido de uma contextualização cultural das relações entre Portugal e a China, que servem de base à investigação efetuada nesta dissertação. Os resultados da investigação mostram não só uma associação positiva robusta entre a imersão cultural e a aquisição de competências linguísticas e interculturais, mas também um interesse crescente na aprendizagem da língua chinesa em Portugal. Com os seus programas integrados de intercâmbio com a China, a licenciatura em Tradução e Interpretação Português/Chinês-Chinês/Português tem ajudado os estudantes a desenvolver competências linguísticas e interculturais, indo assim ao encontro da necessidade social mais alargada por indivíduos com a capacidade de se envolverem eficazmente num mundo globalizado. Consequentemente, esta investigação realça a influência positiva que as experiências de imersão cultural têm nas perspetivas de carreira dos licenciados e acentua a importância dessas experiências na promoção das competências linguísticas e interculturais. Reconhece também as ramificações sociais mais vastas da defesa das competências interculturais e linguísticas, enquanto sublinha a necessidade de iniciativas educativas para preparar pessoas para uma comunidade global cada vez mais interligada. Este estudo promove a investigação e o avanço dos esforços destinados a reconhecer o impacto da imersão cultural na aquisição de tais competências, com o objetivo de aprofundar a nossa compreensão dos benefícios associados a estas experiências.
Esta dissertação analisa os efeitos das experiências de imersão cultural no âmbito do programa de intercâmbio da licenciatura em Tradução e Interpretação Português/Chinês-Chinês/Português oferecida pelo Politécnico de Leiria. A investigação procurou determinar se estas experiências de imersão cultural melhoram a competência linguística e cultural e se proporcionam aos licenciados uma vantagem no mercado de trabalho. A presente dissertação começa por fazer um enquadramento teórico, seguido de uma contextualização cultural das relações entre Portugal e a China, que servem de base à investigação efetuada nesta dissertação. Os resultados da investigação mostram não só uma associação positiva robusta entre a imersão cultural e a aquisição de competências linguísticas e interculturais, mas também um interesse crescente na aprendizagem da língua chinesa em Portugal. Com os seus programas integrados de intercâmbio com a China, a licenciatura em Tradução e Interpretação Português/Chinês-Chinês/Português tem ajudado os estudantes a desenvolver competências linguísticas e interculturais, indo assim ao encontro da necessidade social mais alargada por indivíduos com a capacidade de se envolverem eficazmente num mundo globalizado. Consequentemente, esta investigação realça a influência positiva que as experiências de imersão cultural têm nas perspetivas de carreira dos licenciados e acentua a importância dessas experiências na promoção das competências linguísticas e interculturais. Reconhece também as ramificações sociais mais vastas da defesa das competências interculturais e linguísticas, enquanto sublinha a necessidade de iniciativas educativas para preparar pessoas para uma comunidade global cada vez mais interligada. Este estudo promove a investigação e o avanço dos esforços destinados a reconhecer o impacto da imersão cultural na aquisição de tais competências, com o objetivo de aprofundar a nossa compreensão dos benefícios associados a estas experiências.
Description
Keywords
Cultural immersion Intercultural competence Language acquisition Employability Imersão cultural Empregabilidade Competência intercultural Aquisição de línguas
