Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Controlo postural em adolescentes com défice cognitivo

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_BarbaraSilva_2014.pdf1.16 MBAdobe PDF Download
estudo de casos.pdf973.92 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Introdução: O controlo postural é base do movimento humano, e pode ser estudado através das tarefas como o levantar e o alcance. Nestas, observam-se frequentemente alterações neuromotoras em indivíduos com défice cognitivo. Objetivo: descrever as alterações na relação entre os segmentos corporais na sequência de movimento levantar-para-alcançar, em adolescentes com défice cognitivo, face à aplicação de um programa de intervenção em fisioterapia baseado no Conceito de Bobath/ Tratamento do Neurodesenvolvimento (TND). Métodos: antes e após a intervenção em fisioterapia, filmou-se as vistas lateral e posterior da sequência de movimento de levantar-para-alcançar, a qual foi posteriormente dividida em 5 fases, para a análise observacional e quantitativa. A análise quantitativa foi realizada através da distância entre tragus-acrómio, crista ilíaca-acrómio, espinha ilíaca postero-superior homolateral-T1, ângulos inferiores da omoplata e ângulo inferior da omoplata homolateral-T1, recorrendo-se ao software de Avaliação Postural - SAPo. Face à avaliação inicial e evolução dos participantes foram estabelecidos planos de intervenção, tendo em conta aspectos como o contexto, a tarefa e a motivação. Resultados: no geral, foram detetadas alterações na relação entre os segmentos corporais na análise observacional e quantitativa, após a intervenção. Conclusão: As alterações na relação entre os segmentos corporais poderão indicar uma possível reorganização motora.
Introduction: The postural control is the basis of human movement, and it can be studied through such tasks as sit-to-stand and reach. In people with cognitive deficit these tasks often show neuromotor alterations. Objective: to describe the changes in the relation between body segments in the motion sequence of sit-to-stand-to-reach in adolescents with cognitive deficit, after an intervention program of physiotherapy based on the Bobath Concept/Neuro-Developmental Treatment (NDT). Methods: before and after the physiotherapy intervention it was filmed the lateral and posterior views of the motion sequence of sit-to-stand-to-reach, which was subsequently divided into five phases, for observational and quantitative analysis. Quantitative analysis consisted on the measurement of the distance between the tragus-acromion, iliac crest-acromion, homolateral posterior superior iliac spine -T1, inferior angles of the scapula and homolateral inferior angle of the scapula-T1, using the SAPo - Postural Analysis Software. Results: in general, after the intervention, it was detected changes in both the observational and quantitative analysis inthe relation between the body segments. Conclusion: The changes in the relation between the body segments may indicate a postural reorganization.

Description

Keywords

Controlo postural défice cognitivo intervenção Conceito de Bobath Postural control cognitive deficit intervention Bobath Concept

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License