Repository logo
 
Publication

O contributo da FAM na avaliação sistemática na educação pré-escolar

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorSanches-Ferreira, Manuela
dc.contributor.authorPereira, Ana Rita Granja Santos
dc.date.accessioned2018-05-11T13:24:07Z
dc.date.available2018-05-11T13:24:07Z
dc.date.issued2017
dc.date.submitted2017
dc.description.abstractAvaliar, em educação pré-escolar, consiste na recolha de informação essencial para tomar decisões sobre a forma de agir. Deste modo, consideramos que a avaliação deve ser encarada como uma forma de conhecimento direcionada para a ação. Refletir sobre as necessidades, sobre os progressos e o valor atribuído às experiências de aprendizagem das crianças, permite que o educador torne a sua intervenção pedagógica adequada e mais intencional. Este estudo pretende analisar a adequação e a utilização de um instrumento de Avaliação - FAM (Functional Assessement Measure) como forma de «screening» e de monitorização do desenvolvimento e da aprendizagem, em crianças de idade pré-escolar, tanto no ensino regular como com crianças elegíveis à Educação Especial. A amostra é constituída por 30 crianças de idade pré-escolar, das quais 21 pertencem à mesma sala de uma instituição IPSS do concelho cidade da Maia, e 9 crianças são acompanhadas pela Intervenção Precoce distribuídas por vários agrupamentos do concelho da Cidade da Maia.pt_PT
dc.description.abstractIn the preschool education, the assessment process consists in the collection of essential information to decide on how to act. In this way, an assessment, should be seen as a form of knowledge directed towards the action. Reflection about the needs, progress, and learning experience of the child, provides the preschool teacher a better pedagogical intervention with concrete intentions. This study investigates the applicability of the Functional Assessment Measure (FAM) as a form of screening and monitoring of development and learning in preschoolers, both in regular and special education. The sample is composed of 30 preschoolers, whom 21 belong to the same regular school, and 9 from several different schools with special support needs. All of them, attend Maia city schools.pt_PT
dc.identifier.tid201914328
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/11598
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectAvaliação funcionalpt_PT
dc.subjectEducação Pré-Escolarpt_PT
dc.subjectContextospt_PT
dc.subjectFunctional assessmentpt_PT
dc.subjectPreschool Education and Environmentpt_PT
dc.titleO contributo da FAM na avaliação sistemática na educação pré-escolarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMESTRADO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL: MULTIDEFICIÊNCIA E PROBLEMAS DE COGNIÇÃOpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_AnaPereira_2017.pdf
Size:
2.86 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: