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Avaliação contínua no Ensino Superior com recurso a metodologias ativas: Perspetiva comparativa de Docentes e Estudantes
dc.contributor.author | Lamas, Maria do Céu | |
dc.contributor.author | Mota, Sandra | |
dc.contributor.author | Moreira, T. | |
dc.contributor.author | Amorim, Manuela | |
dc.date.accessioned | 2023-02-10T16:54:36Z | |
dc.date.available | 2023-02-10T16:54:36Z | |
dc.date.issued | 2019-05 | |
dc.description.abstract | Num tempo em que novas abordagens pedagógicas se discutem, se aperfeiçoam e se implementam, surgem as metodologias ativas. Assumidas como ferramentas potencializadoras dos processos de ensino-aprendizagem, favorecem o desenvolvimento de competências e a construção do conhecimento. Considerando a vontade de melhoria das práticas docente, e a perceção de que poucos estudos abordam a aplicabilidade de novas tecnologias digitais como instrumento para a avaliação contínua, foi incluído em três unidades curriculares da área técnico científica de análises clínicas e saúde pública, do 1º, 2º e 3º anos do curso de Ciências Biomédicas Laboratoriais, da ESS-IPP, momentos de avaliação contínua com recurso ao Socrative – aplicação simples de resposta que permite avaliar conhecimentos em tempo real. Para avaliar a perceção dos docentes e estudantes relativamente ao uso do Socrative neste contexto, usou- -se a metodologia de inquérito por questionário. Dos resultados obtidos, constata-se uma elevada motivação e aceitação do Socrative como ferramenta de avaliação contínua, pelo conhecimento em tempo real do resultado e nível da sua aprendizagem, e por ser promotora de uma aprendizagem mais dirigida às dificuldades ao permitir o autodiagnóstico. Os docentes valorizaram a obtenção em tempo real dos resultados individuais, da performance da turma, dos resultados cumulativos por questão e o feedback por parte dos alunos. As limitações identificadas, reportam-se à (in)disponibilidade de internet e do dispositivo móvel “compatível”, a não permissão de alteração de opção de resposta na mesma sessão e a impossibilidade de atribuir cotações segundo a tipologia das questões e, assim terem de imediato o valor quantitativo. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Lamas, M. do C., Mota, S., & Amorim, M. M. (2021). Avaliação distribuída no ensino superior com recurso à App Socrative. A perspetiva dos estudantes para consolidação da prática. Em Livro de resumos Desafios do «Novo normal»—Fórum Interno 21, Porto. (pp. 57–58). Edições Politema. http://hdl.handle.net/10400.22/20439 | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-972-8688-94-3 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/22238 | |
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dc.publisher | Edições Politema | pt_PT |
dc.title | Avaliação contínua no Ensino Superior com recurso a metodologias ativas: Perspetiva comparativa de Docentes e Estudantes | pt_PT |
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oaire.citation.title | Livro de Resumos do Fórum Interno P. Porto 2019 | pt_PT |
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