Repository logo
 
Publication

Avaliação contínua no Ensino Superior com recurso a metodologias ativas: Perspetiva comparativa de Docentes e Estudantes

dc.contributor.authorLamas, Maria do Céu
dc.contributor.authorMota, Sandra
dc.contributor.authorMoreira, T.
dc.contributor.authorAmorim, Manuela
dc.date.accessioned2023-02-10T16:54:36Z
dc.date.available2023-02-10T16:54:36Z
dc.date.issued2019-05
dc.description.abstractNum tempo em que novas abordagens pedagógicas se discutem, se aperfeiçoam e se implementam, surgem as metodologias ativas. Assumidas como ferramentas potencializadoras dos processos de ensino-aprendizagem, favorecem o desenvolvimento de competências e a construção do conhecimento. Considerando a vontade de melhoria das práticas docente, e a perceção de que poucos estudos abordam a aplicabilidade de novas tecnologias digitais como instrumento para a avaliação contínua, foi incluído em três unidades curriculares da área técnico científica de análises clínicas e saúde pública, do 1º, 2º e 3º anos do curso de Ciências Biomédicas Laboratoriais, da ESS-IPP, momentos de avaliação contínua com recurso ao Socrative – aplicação simples de resposta que permite avaliar conhecimentos em tempo real. Para avaliar a perceção dos docentes e estudantes relativamente ao uso do Socrative neste contexto, usou- -se a metodologia de inquérito por questionário. Dos resultados obtidos, constata-se uma elevada motivação e aceitação do Socrative como ferramenta de avaliação contínua, pelo conhecimento em tempo real do resultado e nível da sua aprendizagem, e por ser promotora de uma aprendizagem mais dirigida às dificuldades ao permitir o autodiagnóstico. Os docentes valorizaram a obtenção em tempo real dos resultados individuais, da performance da turma, dos resultados cumulativos por questão e o feedback por parte dos alunos. As limitações identificadas, reportam-se à (in)disponibilidade de internet e do dispositivo móvel “compatível”, a não permissão de alteração de opção de resposta na mesma sessão e a impossibilidade de atribuir cotações segundo a tipologia das questões e, assim terem de imediato o valor quantitativo.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationLamas, M. do C., Mota, S., & Amorim, M. M. (2021). Avaliação distribuída no ensino superior com recurso à App Socrative. A perspetiva dos estudantes para consolidação da prática. Em Livro de resumos Desafios do «Novo normal»—Fórum Interno 21, Porto. (pp. 57–58). Edições Politema. http://hdl.handle.net/10400.22/20439pt_PT
dc.identifier.isbn978-972-8688-94-3
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/22238
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherEdições Politemapt_PT
dc.titleAvaliação contínua no Ensino Superior com recurso a metodologias ativas: Perspetiva comparativa de Docentes e Estudantespt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.startPage33pt_PT
oaire.citation.titleLivro de Resumos do Fórum Interno P. Porto 2019pt_PT
person.familyNameRibeiro Lamas
person.familyNameMota
person.familyNameAmorim Sousa
person.givenNameMaria do Céu
person.givenNameSandra
person.givenNameMaria Manuela
person.identifier.ciencia-id5110-81A3-1EE2
person.identifier.ciencia-id0A19-207B-6C63
person.identifier.ciencia-idCD1D-1B47-A971
person.identifier.orcid0000-0001-8139-351X
person.identifier.orcid0000-0002-2803-7230
person.identifier.orcid0009-0006-1887-4840
person.identifier.scopus-author-id6603695681
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication3846a768-2927-488d-9351-b562a56d22fa
relation.isAuthorOfPublicationf73a5c8e-1621-435f-a34f-c3cc83924875
relation.isAuthorOfPublication10df22ed-9823-452e-89a8-8cbe89e717ec
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryf73a5c8e-1621-435f-a34f-c3cc83924875

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
COM_Maria Céu Lamas.pdf
Size:
48.5 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: