Repository logo
 
Publication

Descobrir a harmonia com os números

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorBessa, Rui
dc.contributor.authorCosta, Ana Margarida Moura
dc.date.accessioned2019-10-29T14:45:04Z
dc.date.available2019-10-29T14:45:04Z
dc.date.issued2019
dc.date.submitted2019
dc.description.abstractO presente Relatório de Estágio apresenta-se como um documento descritivo e reflexivo da Prática de Ensino Supervisionada realizada ao longo do ano letivo. Esta formação proporcionou a aquisição e o desenvolvimento de conhecimentos profissionais e pessoais para a mestranda, de acordo com os pressupostos teóricos e legais que a sustentaram. O ciclo da ação pedagógica permitiu a reformulação de atitudes que proporcionaram a reflexão das ações, bem como o desenvolvimento de regências diversificadas com base no trabalho cooperativo e interdisciplinar. Desta forma, as metodologias adotadas centraram-se no papel ativo dos estudantes de forma a construírem significativamente o próprio conhecimento. Salienta-se, ainda, a postura investigativa que proporciona a inovação do ensino, com base no projeto de investigação com foco nas potencialidades da Música para o ensino dos Números Racionais Não Negativos. O final deste percurso contribuiu para o desenvolvimento da mestranda na formação do ser professor, com apoio em atitudes reflexivas e críticas, motivadas pela constante aprendizagem na ação educativa, com o objetivo principal de chegar a todas as crianças.pt_PT
dc.description.abstractThe current Internship Report presents itself as a descriptive and reflective document of the Supervised Teaching Practice carried out throughout the academic year. This training provided the achievement and development of professional and personal knowledge for the master student, in accordance with the theoretical and legal assumptions that supported it. The cycle of the pedagogical action’s which allowed the reformulation of attitudes offered the reflection of actions, as well as the development of diversified regencies based on cooperative and interdisciplinary work. Thus the methodologies adopted are centred on the active role of the students in order to build significantly their own knowledge. The investigative stance of this project should be empathized, since it allows an innovation in teaching which is based on the research project and focusing on the potential that Music has for the teaching of Non-Negative Rational Numbers. The end of this path contributed to the development of the master student in the process of becoming a teacher, with the support of reflexive and critical attitudes, motivated by constant learning in educational action, with the main goal of reaching all children.pt_PT
dc.identifier.tid202310345
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/14758
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectPrática de ensino supervisionadapt_PT
dc.subjectInterdisciplinaridadept_PT
dc.subjectReflexãopt_PT
dc.subjectNúmeros racionais Não Negativospt_PT
dc.subjectMúsicapt_PT
dc.subjectSupervised teaching practicept_PT
dc.subjectInterdisciplinarypt_PT
dc.subjectReflectionpt_PT
dc.subjectNon-negative rational numberspt_PT
dc.subjectMusicpt_PT
dc.titleDescobrir a harmonia com os númerospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_AnaCosta_2019.pdf
Size:
131.98 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: