Repository logo
 
Publication

Relatório de Estágio

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorRibeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso
dc.contributor.advisorSá, Susana Marques de
dc.contributor.authorOliveira, Bárbara Soraia Pinho
dc.date.accessioned2018-08-22T11:57:09Z
dc.date.available2018-08-22T11:57:09Z
dc.date.issued2018
dc.date.submitted2018
dc.description.abstractO presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito da unidade curricular Prática Educativa Supervisionada, do Mestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico. A construção deste documento decorre de um processo de formação desenvolvido em contexto de estágio nos dois níveis educativos, com vista à qualificação profissional. Apresenta as práticas desenvolvidas em contexto, perspetivadas segundo um referencial teórico-legal e suportadas pelos saberes científicos, pedagógicos, didáticos, culturais e de investigação que, articulados com uma atitude crítica e reflexiva, conduziram ao desenvolvimento de conhecimentos e competências pessoais e profissionais essenciais à ação docente. Neste relatório de estágio é feita uma descrição, análise e reflexão das interações educativas desenvolvidas, tendo em consideração as características da metodologia de investigação, orientadas por um processo dinâmico e cíclico, que integra os momentos de observação, planificação, ação e reflexão. Desta forma, promove-se um posicionamento e carácter reflexivo influenciado pelas interações pedagógicas de natureza colaborativa, presentes ao longo do processo de formação. Numa perspetiva de uma prática significativa, considera-se fundamental a valorização da criança enquanto sujeito ativo na construção do seu conhecimento, cabendo ao docente o papel de orientação. Desta forma, a Prática Educativa Supervisionada, permitiu o desenvolvimento de competências e capacidades essenciais ao exercício da função docente, assumindo um papel preponderante para a construção da identidade docente da mestranda.pt_PT
dc.description.abstractThis internship report was prepared within the framework of the Supervised Educational Practice course, the Master's Degree in Pre-School Education and the 1st Cycle of Basic Education. The construction of this document stems from a training process developed in the context of internships at both levels of education, with a view to professional qualification. It presents the practices developed in context, based on a theoretical-legal framework and supported by scientific, pedagogical, didactic, cultural and research knowledge that, articulated with a critical and reflexive attitude, led to the development of personal and professional knowledge and skills essential to teaching action. In this internship report a description, analysis and reflection of the educational interactions developed are made, taking into account the characteristics of the research methodology, guided by a dynamic and cyclical process, which integrates moments of observation, planning, action and reflection. In this way, a positioning and reflective character is promoted, influenced by the pedagogical interactions of a collaborative nature, present throughout the formation process. From a perspective of a significant practice, it is considered fundamental to value the child as an active subject in the construction of their knowledge, and the teacher has the role of guidance. In this way, the Supervised Educational Practice allowed the development of competences and abilities essential to the exercise of the teaching function, assuming a preponderant role for the construction of the teacher identity of the masters.pt_PT
dc.identifier.tid201977117
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/11844
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectCriançapt_PT
dc.subjectReflexãopt_PT
dc.subjectDesenvolvimentopt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectPrática Educativapt_PT
dc.subjectChildpt_PT
dc.subjectReflectionpt_PT
dc.subjectDevelopmentpt_PT
dc.subjectEducationpt_PT
dc.subjectEducational Practicept_PT
dc.titleRelatório de Estágiopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_BárbaraOliveira_2018.pdf
Size:
2.27 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: