Repository logo
 
Publication

O financiamento, as despesas e a literacia financeira dos estudantes do ensino superior

datacite.subject.fosContabilidadept_PT
dc.contributor.advisorRibeiro, Maria Clara Dias Pinto
dc.contributor.advisorVieira, Maria Isabel Coutinho
dc.contributor.authorDias, Bárbara Angélica Ferreira
dc.date.accessioned2017-11-21T15:09:29Z
dc.date.available2017-11-21T15:09:29Z
dc.date.issued2017-10-04
dc.descriptionEsta versão contém as críticas e sugestões dos elementos do júri.pt_PT
dc.description.abstractEste trabalho, no âmbito do financiamento, das despesas e da literacia financeira dos estudantes do ensino superior, procura identificar as formas de pagar as despesas, por parte dos estudantes, recorrendo a financiamento, a bolsas de estudo ou à ajuda de terceiros (família/amigos) e também verificar o nível de literacia financeira. A metodologia aplicada foi a investigação por inquérito tendo-se obtido 320 respostas válidas junto dos estudantes do ensino superior (questionário submetido entre os meses de março e junho de 2017). Conclui-se que os estudantes do ensino superior orientam as suas despesas quer para educação, quer para as despesas correntes, não se registando nenhuma diferença estritamente significativa. Adicionalmente, conclui-se que o montante da bolsa atribuída é inversamente proporcional ao rendimento familiar auferido, mostrando o cariz redistributivo dos serviços sociais. Finalmente, e, algo surpreendentemente, os resultados obtidos apontam para um grau de literacia financeira que não acompanha a posição da formação superior.pt_PT
dc.description.abstractThis work, in the context of financing, expenditure and financial literacy of students of higher education, seeks to identify ways of paying for students, through funding, scholarships or help from third parties (family / friends) and also check the level of financial literacy. The methodology used was the investigation by inquiry, that obtained 320 valid answers from students of higher education (questionnaire submitted between March and June 2017). It is concluded that students of higher education direct their expenses both for education and for current expenditure, with no significant difference being recorded. In addition, it is concluded that the amount of the scholarship awarded is inversely proportional to the family income earned, showing the redistributive nature of social services. Finally, and somewhat surprisingly, the results obtained point to a degree of financial literacy that does not accompany the position of higher education.pt_PT
dc.identifier.tid201756617pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/10481
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectFinanciamentopt_PT
dc.subjectLiteracia financeirapt_PT
dc.subjectEstudantes do ensino superiorpt_PT
dc.subjectInvestigação por inquéritopt_PT
dc.subjectFinancingpt_PT
dc.subjectResearch by inquirypt_PT
dc.subjectFinancial literacypt_PT
dc.subjectHigher education studentspt_PT
dc.titleO financiamento, as despesas e a literacia financeira dos estudantes do ensino superiorpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameAuditoriapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
bárbara_dias_MA_2017.pdf
Size:
1.16 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: