Repository logo
 
Publication

Relatório de Estágio de Margarida Adelaide Ribeiro Correia

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorTeixeira, Maria Cândida Mota
dc.contributor.advisorQuadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves
dc.contributor.advisorFérias, Ana Rita Moutinho
dc.contributor.authorCorreia, Margarida Adelaide Ribeiro
dc.date.accessioned2024-03-11T16:27:26Z
dc.date.available2024-03-11T16:27:26Z
dc.date.issued2022
dc.date.submitted2022
dc.description.abstractO presente relatório de estágio apresenta um conjunto de aprendizagens e práticas desenvolvidas, durante a Prática Educativa Supervisionada, experienciada nos contextos da Educação Pré-Escolar e do Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico numa perspetiva reflexiva e crítica em relação ao desempenho e construção da identidade de um profissional de educação com perfil duplo. Ao longo de todo o percurso de formação inicial a práxis alicerçou-se nos referentes teóricos e legais, da construção de saberes da prática, através das particularidades dos contextos educativos e das crianças, prevendo o seu desenvolvimento a nível global. Neste documento dá-se conta que ao longo da Prática Educativa Supervisionada a criança/o aluno foi colocada/o no centro da aprendizagem, sendo ela/e um indivíduo ativo na construção do seu conhecimento, como na valorização dos seus conhecimentos, interesses e necessidades, proporcionando uma prática coerente e integradora. Ainda neste seguimento, a Metodologia de Investigação-Ação, no seu processo cíclico de observação-planificação-ação-avaliação, possibilitou transformar e melhorar a prática educativa, tal como tornar a futura profissional de educação mais observadora, reflexiva e crítica, desenvolvendo competências que proporciona um crescimento tanto a nível pessoal como profissional.pt_PT
dc.description.abstractThis internship report presents a set of learning and practices developed during supervised educational practice, experienced in the contexts of Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education in a reflexive and critical perspective in relation to the performance and construction of the identity of an education professional with a double profile. Throughout the course of initial training praxis was based on theoretical and legal references, the construction of knowledge of practice, through the particularities of educational contexts and children, predicting their development at the global level. In this document it is realized that throughout the Supervised Educational Practice the child/student was placed at the center of learning, being she/and an active individual in the construction of their knowledge, as in valuing their knowledge, interests and needs, providing a coherent and integrative practice. Also in this follow-up, the Action Research Methodology, in its cyclical process of observation-planning-action-evaluation, made it possible to transform and improve educational practice, as well as make the future education professional more observant, reflective and critical, developing skills that provide growth both at the personal and professional levels.pt_PT
dc.identifier.tid203548817
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/25150
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectMetodologia de investigação-açãopt_PT
dc.subjectCriançapt_PT
dc.subjectIdentidade profissionalpt_PT
dc.subjectPrática supervisionadapt_PT
dc.subjectAction Research Methodologypt_PT
dc.subjectChildpt_PT
dc.subjectProfessional identitypt_PT
dc.subjectSupervised practicept_PT
dc.titleRelatório de Estágio de Margarida Adelaide Ribeiro Correiapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_MargaridaCorreia_2022.pdf
Size:
978.99 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: