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Síndrome de burnout e autoeficácia em estudantes do ensino superior
dc.contributor.author | Reis, Ana | |
dc.contributor.author | Magalhães, Andreia | |
dc.contributor.author | Pires, Nuno | |
dc.contributor.author | Rocha, Ricardo | |
dc.date.accessioned | 2023-03-24T13:57:00Z | |
dc.date.available | 2023-03-24T13:57:00Z | |
dc.date.issued | 2020 | |
dc.description.abstract | A transição para o ensino superior (ES) é considerada uma das mais difíceis tarefas desenvolvimentais para o estudante, confrontando-o com múltiplos desafios: académicos, cognitivos, afetivos, pessoais e sociais. Pretende-se determinar a prevalência da Síndrome de Burnout em estudantes do ES e compreender a sua associação com a autoeficácia e afetos. Estudo de natureza longitudinal, cuja amostra atual é constituída por 300 estudantes do 1º ano das licenciaturas em Enfermagem, Fisioterapia e Serviço Social de instituições de ensino superior portuguesas. Os estudantes são maioritariamente do género feminino (88,2%), idades entre os 17-34 anos (M= 19,3; DP= 2,98). Foram utilizados os instrumentos Escala de Burnout de Maslach para estudantes, Escala de Autoeficácia no Ensino Superior, Positive and Negative Affect Schedule e uma entrevista de caracterização sociodemográfica. Verificaram-se associações significativas entre a Síndrome de Burnout e a Autoeficácia e a experiência de afetos negativos (pt(299)=-2,22, p<,001)]. Na eficácia profissional, os estudantes com critérios de diagnóstico da Síndrome de Burnout nesta dimensão apresentam valores mais baixos na Autoeficácia académica [t(299)= -2,54, p<,001)] e na regulação da formação [t(299)=2,39, p<,01]. Os resultados parecem sugerir que os estudantes chegam ao ES com fragilidades emocionais que poderão dificultar a sua adaptação. Os desafios colocados pelo ES são complexos pelas mudanças inerentes (gestão de estudo, vida quotidiana e forma como se reveem no ambiente), exigindo aquisição de normas e de modelos comportamentais apropriados à instituição e ao nível de ensino. A adaptação ao ES deve ser promovida através de intervenções/grupos psicoeducacionais orientadas para o desenvolvimento de competências transversais aplicadas à realidade de cada estudante. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Ana Reis, Andreia Magalhães, Nuno Pires, & Ricardo Rocha. (2020). Síndrome de burnout e autoeficácia em estudantes do ensino superior. PSICOLOGIA, SAÚDE & DOENÇAS,13º Congresso Nacional de Psicologia da saúde, Suplemento ao Volume 21(Comunicação), 14–15. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/22587 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | UBI | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/68854/1/Alves%20%26%20Precioso%2C%202020%2C%20Alcool.pdf | pt_PT |
dc.title | Síndrome de burnout e autoeficácia em estudantes do ensino superior | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 15 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 14 | pt_PT |
oaire.citation.title | Revista científica da rede académica das ciências da Saúde da Lusofonia | pt_PT |
oaire.citation.volume | 21 (suplemento) | pt_PT |
person.familyName | Magalhães | |
person.givenName | Andreia Carla Fonseca | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-5067-5717 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 778c553d-00f7-4f3b-8172-b4a06fb9efed | |
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