Repository logo
 
Publication

Síndrome de burnout e autoeficácia em estudantes do ensino superior

dc.contributor.authorReis, Ana
dc.contributor.authorMagalhães, Andreia
dc.contributor.authorPires, Nuno
dc.contributor.authorRocha, Ricardo
dc.date.accessioned2023-03-24T13:57:00Z
dc.date.available2023-03-24T13:57:00Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractA transição para o ensino superior (ES) é considerada uma das mais difíceis tarefas desenvolvimentais para o estudante, confrontando-o com múltiplos desafios: académicos, cognitivos, afetivos, pessoais e sociais. Pretende-se determinar a prevalência da Síndrome de Burnout em estudantes do ES e compreender a sua associação com a autoeficácia e afetos. Estudo de natureza longitudinal, cuja amostra atual é constituída por 300 estudantes do 1º ano das licenciaturas em Enfermagem, Fisioterapia e Serviço Social de instituições de ensino superior portuguesas. Os estudantes são maioritariamente do género feminino (88,2%), idades entre os 17-34 anos (M= 19,3; DP= 2,98). Foram utilizados os instrumentos Escala de Burnout de Maslach para estudantes, Escala de Autoeficácia no Ensino Superior, Positive and Negative Affect Schedule e uma entrevista de caracterização sociodemográfica. Verificaram-se associações significativas entre a Síndrome de Burnout e a Autoeficácia e a experiência de afetos negativos (pt(299)=-2,22, p<,001)]. Na eficácia profissional, os estudantes com critérios de diagnóstico da Síndrome de Burnout nesta dimensão apresentam valores mais baixos na Autoeficácia académica [t(299)= -2,54, p<,001)] e na regulação da formação [t(299)=2,39, p<,01]. Os resultados parecem sugerir que os estudantes chegam ao ES com fragilidades emocionais que poderão dificultar a sua adaptação. Os desafios colocados pelo ES são complexos pelas mudanças inerentes (gestão de estudo, vida quotidiana e forma como se reveem no ambiente), exigindo aquisição de normas e de modelos comportamentais apropriados à instituição e ao nível de ensino. A adaptação ao ES deve ser promovida através de intervenções/grupos psicoeducacionais orientadas para o desenvolvimento de competências transversais aplicadas à realidade de cada estudante.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationAna Reis, Andreia Magalhães, Nuno Pires, & Ricardo Rocha. (2020). Síndrome de burnout e autoeficácia em estudantes do ensino superior. PSICOLOGIA, SAÚDE & DOENÇAS,13º Congresso Nacional de Psicologia da saúde, Suplemento ao Volume 21(Comunicação), 14–15.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/22587
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUBIpt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/68854/1/Alves%20%26%20Precioso%2C%202020%2C%20Alcool.pdfpt_PT
dc.titleSíndrome de burnout e autoeficácia em estudantes do ensino superiorpt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage15pt_PT
oaire.citation.startPage14pt_PT
oaire.citation.titleRevista científica da rede académica das ciências da Saúde da Lusofoniapt_PT
oaire.citation.volume21 (suplemento)pt_PT
person.familyNameMagalhães
person.givenNameAndreia Carla Fonseca
person.identifier.orcid0000-0001-5067-5717
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication778c553d-00f7-4f3b-8172-b4a06fb9efed
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery778c553d-00f7-4f3b-8172-b4a06fb9efed

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
COM_Andreia Magalhães.pdf
Size:
262.67 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: