Repository logo
 
Publication

Estratégia de flexibilidade de veículos elétricos para alívio de congestionamento em redes de distribuição

dc.contributor.authorGomes, Lucas B. G.
dc.contributor.authorSoares, João
dc.contributor.authorCanizes, Bruno
dc.contributor.authorAranha Neto, Edison A. C.
dc.date.accessioned2020-02-04T15:24:44Z
dc.date.available2020-02-04T15:24:44Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractDevido à crescente preocupação com as questões ambientais e de sustentabilidade, o sistema de transporte está a passar por importantes mudanças em seu paradigma, com a crescente substituição de veículos de combustão interna por elétricos. Consequentemente, os sistemas elétricos precisam se adaptar à carga cada vez maior exigida da rede de distribuição e ao desafio de identificar padrões de comportamento dos utilizadores de veículos elétricos. Para preparar a rede para essas mudanças, é necessário estudar o comportamento dos usuários de VEs e desenvolver estratégias para lidar com a crescente demanda de veículos elétricos. Sabendo que os veículos elétricos passam por longos períodos estacionados nas estações de carregamento (acima do necessário para recarregar completamente a sua bateria), este trabalho de pesquisa propõe uma estratégia de carregamento de VEs, que visa explorar esses longos tempos estacionados nas estações de carregamento de maneira inteligente. Essa metodologia é aplicada em uma cidade inteligente realista com alta penetração de veículos elétricos para investigar melhor sua aplicação e resultados.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.34630/neutroaterra.vi24.4413pt_PT
dc.identifier.issn1647-5496
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/15439
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Engenharia do Porto. Área de Máquinas e Instalações Eléctricas. Departamento de Engenharia Electrotécnicapt_PT
dc.relation.ispartofseriesNeutro à Terra;nº 24
dc.subjectVeículos Elétricospt_PT
dc.subjectCarregamento Inteligentept_PT
dc.subjectSistema de Distribuiçãopt_PT
dc.titleEstratégia de flexibilidade de veículos elétricos para alívio de congestionamento em redes de distribuiçãopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.titleNeutro à Terrapt_PT
person.familyNameSoares
person.familyNameCanizes
person.givenNameJoão
person.givenNameBruno
person.identifier1043580
person.identifier.ciencia-id1612-8EA8-D0E8
person.identifier.ciencia-idA411-F561-E922
person.identifier.orcid0000-0002-4172-4502
person.identifier.orcid0000-0002-9808-5537
person.identifier.ridI-3492-2017
person.identifier.scopus-author-id35436109600
person.identifier.scopus-author-id35408699300
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication9ece308b-6d79-4cec-af91-f2278dcc47eb
relation.isAuthorOfPublication7ea215ea-79d5-42be-a870-a0c8b23cf556
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery7ea215ea-79d5-42be-a870-a0c8b23cf556

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
NeutroATerra_N24_2S2019-Art3.pdf
Size:
1.44 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: