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Estratégia de flexibilidade de veículos elétricos para alívio de congestionamento em redes de distribuição
dc.contributor.author | Gomes, Lucas B. G. | |
dc.contributor.author | Soares, João | |
dc.contributor.author | Canizes, Bruno | |
dc.contributor.author | Aranha Neto, Edison A. C. | |
dc.date.accessioned | 2020-02-04T15:24:44Z | |
dc.date.available | 2020-02-04T15:24:44Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.description.abstract | Devido à crescente preocupação com as questões ambientais e de sustentabilidade, o sistema de transporte está a passar por importantes mudanças em seu paradigma, com a crescente substituição de veículos de combustão interna por elétricos. Consequentemente, os sistemas elétricos precisam se adaptar à carga cada vez maior exigida da rede de distribuição e ao desafio de identificar padrões de comportamento dos utilizadores de veículos elétricos. Para preparar a rede para essas mudanças, é necessário estudar o comportamento dos usuários de VEs e desenvolver estratégias para lidar com a crescente demanda de veículos elétricos. Sabendo que os veículos elétricos passam por longos períodos estacionados nas estações de carregamento (acima do necessário para recarregar completamente a sua bateria), este trabalho de pesquisa propõe uma estratégia de carregamento de VEs, que visa explorar esses longos tempos estacionados nas estações de carregamento de maneira inteligente. Essa metodologia é aplicada em uma cidade inteligente realista com alta penetração de veículos elétricos para investigar melhor sua aplicação e resultados. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.doi | 10.34630/neutroaterra.vi24.4413 | pt_PT |
dc.identifier.issn | 1647-5496 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/15439 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Engenharia do Porto. Área de Máquinas e Instalações Eléctricas. Departamento de Engenharia Electrotécnica | pt_PT |
dc.relation.ispartofseries | Neutro à Terra;nº 24 | |
dc.subject | Veículos Elétricos | pt_PT |
dc.subject | Carregamento Inteligente | pt_PT |
dc.subject | Sistema de Distribuição | pt_PT |
dc.title | Estratégia de flexibilidade de veículos elétricos para alívio de congestionamento em redes de distribuição | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.title | Neutro à Terra | pt_PT |
person.familyName | Soares | |
person.familyName | Canizes | |
person.givenName | João | |
person.givenName | Bruno | |
person.identifier | 1043580 | |
person.identifier.ciencia-id | 1612-8EA8-D0E8 | |
person.identifier.ciencia-id | A411-F561-E922 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-4172-4502 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-9808-5537 | |
person.identifier.rid | I-3492-2017 | |
person.identifier.scopus-author-id | 35436109600 | |
person.identifier.scopus-author-id | 35408699300 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 9ece308b-6d79-4cec-af91-f2278dcc47eb | |
relation.isAuthorOfPublication | 7ea215ea-79d5-42be-a870-a0c8b23cf556 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 7ea215ea-79d5-42be-a870-a0c8b23cf556 |