ISEP - DEE - Neutro à Terra - Revista Técnico-Científica - 2019 (Nº 24)
Permanent URI for this collection
Browse
Recent Submissions
- Impacto da iluminação pública na naturezaPublication . Sousa, André; Nogueira, TeresaA iluminação artificial veio iluminar o ambiente noturno dos seres vivos no Planeta, ao ponto de modificar os hábitos dos organismos e o bioma da região iluminada. Certos sistemas de Iluminação relacionam-se com problemas de saúde, tanto em humanos como noutros seres vivos, por causar distúrbios no ciclo biológico. Neste artigo é analisado o impacto da iluminação pública no ser humano e ainda em mais 4 espécies de animais, como é o caso das aves, peixes, tartarugas marinhas e morcegos.
- Lighting Consumption Optimization in a Residential House Based on Electricity PricePublication . Khorram, Mahsa; Nogueira, TeresaThe increment of the electricity consumption around the world has led many efforts on the network operators to reduce the consumption in the demand side and encourage to increase the use of renewable energies. Since the buildings have a significant part in energy consumption, and lighting systems have an important role in the energy consumption of the buildings, the optimization of the lighting system should be effective. Hence, the focus of this paper is to minimize the lamps consumption of a residential house based on electricity price and try to take advantages from photovoltaic generation as much as possible. The methodology of this work is proposed as a linear optimization problem that manages the generation of a renewable energy re-source, which supplies a part of the energy consumption of the house. For the case studies, the amount of the renewable energy generation, total consumption of building, consumption of the lights, and electricity price are considered.
- Baterias de Iões de Lítio, a chave da Eletrificação AutomóvelPublication . Fragoso, Henrique; Nogueira, TeresaA mobilidade da sociedade do século XXI levanta questões de sustentabilidade energética, tanto a nível da produção de energia como do seu armazenamento. As baterias de iões - lítio são um dos sistemas de armazenamento químico de energia mais relevantes da atualidade com aplicação nos mais diversos dispositivos elétricos e eletrónicos e, recentemente, nos veículos elétricos e híbridos. Comparativamente a outros sistemas, estas baterias destacam-se por serem leves e com elevado potencial elétrico, entre outras caraterísticas vantajosas que se descrevem. Neste artigo são apresentadas e comparadas 3 tecnologias de baterias de iões de lítio utilizadas na indústria automóvel, com uma reflexão sobre as necessidades tecnológicas a desenvolver nos próximos anos.
- Motor de tração para Formula Student: a melhor opçãoPublication . Rigor, João; Nogueira, TeresaA escolha de um motor para A escolha de um motor para veículos de tração elétrica é uma das principais tarefas ao projetar um carro de competição elétrico, uma vez que o motor é o elemento que especifica as caraterísticas dinâmicas do veículo. Neste artigo procede-se a uma análise dos diferentes tipos de motores utilizados atualmente na mobilidade elétrica, sendo que o mais favorável para a implementação no sistema propulsor elétrico do Formula Student é o motor síncrono de ímanes permanentes, o que garante elevada performance do veículo. É desenvolvido o estudo da propulsão elétrica, através do cálculo das forças dinâmicas que atuam num veículo, para se determinar as caraterísticas mecânicas do motor elétrico e se optar pela tecnologia mais eficiente. É apresentada uma possível solução técnica do motor elétrico a implementar no sistema propulsor, selecionado a partir dos resultados obtidos da propulsão elétrica do Formula Student. é uma das principais tarefas ao projetar um carro de competição elétrico, uma vez que o motor é o elemento que especifica as caraterísticas dinâmicas do veículo. Neste artigo procede-se a uma análise dos diferentes tipos de motores utilizados atualmente na mobilidade elétrica, sendo que o mais favorável para a implementação no sistema propulsor elétrico do Formula Student é o motor síncrono de ímanes permanentes, o que garante elevada performance do veículo. É desenvolvido o estudo da propulsão elétrica, através do cálculo das forças dinâmicas que atuam num veículo, para se determinar as caraterísticas mecânicas do motor elétrico e se optar pela tecnologia mais eficiente. É apresentada uma possível solução técnica do motor elétrico a implementar no sistema propulsor, selecionado a partir dos resultados obtidos da propulsão elétrica do Formula Student.
- Estratégia de flexibilidade de veículos elétricos para alívio de congestionamento em redes de distribuiçãoPublication . Gomes, Lucas B. G.; Soares, João; Canizes, Bruno; Aranha Neto, Edison A. C.Devido à crescente preocupação com as questões ambientais e de sustentabilidade, o sistema de transporte está a passar por importantes mudanças em seu paradigma, com a crescente substituição de veículos de combustão interna por elétricos. Consequentemente, os sistemas elétricos precisam se adaptar à carga cada vez maior exigida da rede de distribuição e ao desafio de identificar padrões de comportamento dos utilizadores de veículos elétricos. Para preparar a rede para essas mudanças, é necessário estudar o comportamento dos usuários de VEs e desenvolver estratégias para lidar com a crescente demanda de veículos elétricos. Sabendo que os veículos elétricos passam por longos períodos estacionados nas estações de carregamento (acima do necessário para recarregar completamente a sua bateria), este trabalho de pesquisa propõe uma estratégia de carregamento de VEs, que visa explorar esses longos tempos estacionados nas estações de carregamento de maneira inteligente. Essa metodologia é aplicada em uma cidade inteligente realista com alta penetração de veículos elétricos para investigar melhor sua aplicação e resultados.
- Motores de propulsão em veículos elétricos: tipos, características e perspetivas de evoluçãoPublication . Melo, Pedro Miguel Azevedo de SousaOs sistemas de propulsão baseados em motores síncronos de ímanes permanentes (MSIP) e motores de indução (MI) têm sido as principais opções para veículos híbridos (VH) e elétricos (VE). As limitações das reservas e os elevados custos das terras-raras (constituinte essencial dos ímanes permanentes (IP)) têm motivado o interesse por motores sem IP ou com menores quantidades de terras-raras. Várias configurações têm vindo a ser desenvolvidas e/ou aperfeiçoadas, com vista a ultrapassar as limitações dos MI, sendo que a otimização do seu projeto também tem sido alvo de atenção. De modo não exaustivo, o objetivo deste artigo é incidir sobre os tipos de motores atualmente aplicados na propulsão elétrica. No final, apresenta-se uma breve referência às principais tecnologias emergentes.
- Controlo dos sistemas elétricos de energiaPublication . Carvalho, José António BelezaUm dos principais objetivos do controlo de um Sistema Elétrico de Energia (SEE) interligado com sistemas vizinhos são os de escalonar as unidades de produção, estabelecer um despacho ótimo e garantir um eficaz equilíbrio entre a produção e o consumo, considerando as perdas na rede e os valores contratualizados para as interligações. Isto não será viável se não existir um método eficaz de controlo sobre os geradores, sobre a frequência e a tensão na rede e, também, sobre o transito de energia nas linhas de interligação.