Repository logo
 
Publication

Cenografia digital: o cruzamento da ópera com a multimédia no projeto Ópera Real

datacite.subject.fosHumanidades::Artespt_PT
dc.contributor.advisorCarvalho, Rodrigo Guedes de
dc.contributor.authorNogueira, Beatriz Alves
dc.date.accessioned2023-11-27T12:42:07Z
dc.date.available2023-11-27T12:42:07Z
dc.date.issued2023-09-26
dc.descriptionTrabalho de projeto
dc.description.abstractEste documento aborda o desenvolvimento do trabalho e criação da cenografia digital para o projeto “Ópera Real - Repetição do Fim do Mundo” como projeto final de mestrado. O projeto da Ópera Real, um projeto multidisciplinar com parceria entre a ESMAE e ESMAD, conta a história de uma família e os seus descendentes, que são amaldiçoados pelo diabo, condenados a destruição sempre que pisassem um teatro. Ao longo de 444 anos e quatro atos diferentes, cada vez que esta família entra num teatro causa a sua destruição e consequentemente o seu fim. No contexto da peça, este projeto tem como objetivo explorar o potencial dos media digitais para criar um ambiente polimorfo que se transforma ao longo da progressão da história, ao mesmo tempo em que se destaca pela utilização de técnicas de video-mapping para desenvolver uma dimensão cénica digital, proporcionando diferentes cenários para cada ato. Assim, foi construída uma narrativa visual que acompanhe as cenas e os atores, conferindo vida ao cenário e, acima de tudo, oferecendo um espetáculo dinâmico e único. Nesta dissertação são apresentados os processos de desenvolvimento to trabalho, como a revisão literária sobre cenografia digital e artes performativas, o processo de criação de conteúdos para a peça, as experiências com ensaios e espetáculos, e uma conclusão e reflexão final sobre o projeto.pt_PT
dc.description.abstractThis document addresses the development of the work and creation of the digital scenography for the project "Ópera Real - Repetição do Fim do Mundo " as a final master's project. The Ópera Real project, a multidisciplinary project with partnership between ESMAE and ESMAD, tells the story of a family and their descendants, who are cursed by the devil, condemned to destruction whenever they step into a theater. Throughout 444 years and four different acts, each time this family enters a theater it causes its destruction and consequently its end. In the context of the play, this project aims to explore the potential of digital media to create a polymorphous environment that transforms throughout the progression of the story, with the use of video—mapping techniques to develop a digital scenic dimension, providing different scenarios for each act. Thus, a visual narrative was built to accompany the scenes and the actors, bringing the set to life and, above all, offering a dynamic and unique show. This dissertation presents the development processes of the work, such as the literature review on digital scenography and performing arts, the process of creating content for the play, the experiences with rehearsals and shows, and a conclusion and final reflection on the project.pt_PT
dc.identifier.tid203384571pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/23990
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectÓperapt_PT
dc.subjectTeatropt_PT
dc.subjectVideo-mappingpt_PT
dc.subjectCenografia digitalpt_PT
dc.subjectArtes performativaspt_PT
dc.subjectOperapt_PT
dc.subjectTheatrept_PT
dc.subjectDigital scenographypt_PT
dc.subjectPerformance artspt_PT
dc.titleCenografia digital: o cruzamento da ópera com a multimédia no projeto Ópera Realpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Sistemas e Media Interativospt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_BeatrizNogueira_2023.pdf
Size:
10.46 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: