Publication
Inovar o Ensino: o perfil do professor do século XXI
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Pinto, Alexandra Isabel Sá | |
dc.contributor.author | Souza, Fabiana Ferreira Caruncho e | |
dc.date.accessioned | 2021-09-23T09:14:22Z | |
dc.date.available | 2021-09-23T09:14:22Z | |
dc.date.issued | 2020 | |
dc.date.submitted | 2020 | |
dc.description.abstract | Face às constantes mudanças e adversidades mundanas, à vasta informação globalizada e ao facto da curvatura de necessidades adaptada a cada pessoa espreitar de diferentes direções, amplificando-se mais a cada momento, torna-se necessário repensar o papel das instituições, e dos respetivos cidadãos, que têm na sociedade uma função influenciadora; sendo a escola uma coletividade que trabalha em prol de um bem maior e comum, investir na educação dos alunos será então algo urgente e prioritário, bem como na formação dos professores, objetivando inovar o ensino e o perfil do professor do século XXI. Assim, surge a necessidade de desenvolvimento de posturas colaborativas com o objetivo de preparar os alunos para a complexidade da sociedade atual. Um dos maiores desafios do sistema educativo para além das lutas pela garantia ao acesso de uma educação justa e uniforme, é contribuir para que os educandos, também cidadãos, se apropriem de competências que lhes permitam intervir na comunidade onde se inserem, de forma produtiva, sabendo viver e colaborar com o próximo. Por isso, e neste contexto, o presente Relatório de Estágio, elaborado no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada, inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, pretende espelhar o percurso de desenvolvimento pessoal e profissional da mestranda. Este trabalho procura reforçar a importância das atividades experimentais em grupo no desenvolvimento de competências de trabalho colaborativo e competências científicas nos alunos. | pt_PT |
dc.description.abstract | Facing the constant changes and worldly adversities, the vast globalized information and the fact that the curvature of needs adapted to each person peers from different directions, amplifying more and more every moment, it is necessary to rethink the role of institutions, and their citizens, who have an influencing role in society; as the school is a collective working for the greater and common good, Investing in the education of students will then be something urgent and a priority, as well as in the training of teachers, aiming at innovate teaching and the profile of the 21st century teacher. Thus, the need arises to develop collaborative postures, with the objective of preparing the students for the complexity of today’s society. One of the greatest challenges of the education system - apart from the fight for guarantees of both school access and access to a fair and uniform education, is to contribute to the development of They also possess the skills that enable them to intervene in the community where they belong, in a productive way, knowing how to live and collaborate with others. That is way, and in this context, that this Internship Report, drawn up within the framework of the Practical Curricular Unit for Supervised Education, inserted in the Master’s Degree Plan in Teaching of the 1st Cycle of Basic Education and Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic Education, intends to mirror the path of personal and professional development of the student. This work seeks to reinforce the importance of group experimental activities in the development of collaborative work skills and scientific skills in students. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202806286 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/18497 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação | |
dc.subject | Prática de ensino supervisionada | pt_PT |
dc.subject | Inovar | pt_PT |
dc.subject | Atividade experimental | pt_PT |
dc.subject | Colaboração | pt_PT |
dc.subject | Competências | pt_PT |
dc.subject | Supervised teaching practice | pt_PT |
dc.subject | Innovate | pt_PT |
dc.subject | Experimental activitie | pt_PT |
dc.subject | Collaboration | pt_PT |
dc.subject | Skills | pt_PT |
dc.title | Inovar o Ensino: o perfil do professor do século XXI | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- DM_Fabiana_Sousa_2020.pdf
- Size:
- 9.09 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format