Repository logo
 
Publication

Artes plásticas como meio de expressão e autonomia: o papel da pintura no desenvolvimento infantil

datacite.subject.fosCiências Sociais
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.advisorEsteves, Susana
dc.contributor.advisorSilva, Susana
dc.contributor.authorOliveira, Sara Raquel Cruz
dc.date.accessioned2025-05-27T10:33:01Z
dc.date.available2025-05-27T10:33:01Z
dc.date.issued2025
dc.date.submitted2025
dc.description.abstractO presente relatório de estágio (RE) insere-se na unidade curricular Prática Educativa Supervisionada em Educação Pré-Escolar (EPE), no âmbito do Mestrado em Educação Pré- Escolar. Este apresenta e analisa a intervenção da mestranda nos contextos de educação em creche e educação pré-escolar, especificamente numa sala com crianças de dois anos e numa sala com crianças de quatro anos. Analisar-se-á tanto os fundamentos legais que sustentam a prática educativa como os referenciais teóricos que orientaram a ação pedagógica. Reconhecendo a relevância do meio envolvente no processo de aprendizagem da criança, serão caracterizados elementos como as instituições de estágio, a organização do ambiente educativo das salas de atividades e os grupos de crianças. Além disso, será apresentada a metodologia adotada, nomeadamente a metodologia de investigação-ação, que integra processos de observação, planificação, avaliação e reflexão, com o objetivo de aperfeiçoar o processo educativo. Este documento inclui, ainda, a descrição e reflexão das ações desenvolvidas nos diferentes contextos, destacando a importância da pintura como instrumento para o desenvolvimento integral das crianças e articulando conhecimentos teóricos com experiências práticas. Assim, este relatório pretende evidenciar as aprendizagens adquiridas pelas crianças, bem como os aspetos que contribuíram para o crescimento profissional da mestranda.por
dc.description.abstractThis internship report is part of the curricular unit Supervised Educational Practice in Pre- School Education (EPE), within the scope of the Master’s Degree in Pre-School Education. It presents and analyses the trainee’s intervention in the contexts of nursery and pre-school education, specifically in a classroom with two-year-old children and another with four-yearold children. This document examines both the legal foundations that support educational practice and the theoretical frameworks that guided the pedagogical action. Recognising the significance of the surrounding environment in the child's learning process, elements such as the internship institutions, activity rooms, and groups of children will be characterised. Furthermore, the adopted methodology will be presented, namely the action research methodology, which incorporates processes of observation, planning, assessment, and reflection, aiming to enhance the educational process. This document also includes a description and reflection on the actions carried out in different contexts, emphasising the importance of painting as a tool for the holistic development of children and linking theoretical knowledge with practical experiences. Thus, this report seeks to highlight the learning acquired by the children, as well as the aspects that contributed to the trainee’s professional development.por
dc.identifier.tid203950550
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/30098
dc.language.isopor
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.rights.uriN/A
dc.subjectEducação de Infância
dc.subjectPintura
dc.subjectDesenvolvimento Criativo
dc.subjectReflexão
dc.subjectAção
dc.subjectEarly Childhood Education
dc.subjectPainting
dc.subjectCreative Development
dc.subjectReflection
dc.subjectAction
dc.titleArtes plásticas como meio de expressão e autonomia: o papel da pintura no desenvolvimento infantilpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DM_Sara Oliveira_2025.pdf
Size:
513.64 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
4.03 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: