Repository logo
 
Publication

O lugar casa na cenografia: o processo em Casas Pardas

dc.contributor.advisorPinheiro, António Moura
dc.contributor.advisorMoreira, Helder Jorge Maia Silva
dc.contributor.authorAraújo, Catarina Alves Braga
dc.date.accessioned2016-12-22T12:14:34Z
dc.date.available2016-12-22T12:14:34Z
dc.date.issued2013-11-19
dc.description.abstractO presente projeto insere-se no campo de estudo da Cenografia pesquisando relações entre os conceitos de espaço, lugar e casa e os espaços e lugares existentes no espaço teatral. Este trabalho tem como base a obra Casas Pardas (1977), de Maria Velho da Costa, levada a cena pelo encenador Nuno Carinhas numa produção do Teatro Nacional São João, em dezembro de 2012. O estudo tem um cariz teórico-prático. Na componente teórica são definidos os conceitos de espaço, lugar, heterotopias e não-lugar relacionando e tecendo considerações sobre os mesmos e as suas relações com o teatro. É feita uma pesquisa teórica sobre o lugar casa e sobre a forma como este foi tratado em Casas Pardas. Ao longo do trabalho são abordadas questões de habitabilidade, representação, memória e intimidade. Na parte prática desta pesquisa é elaborada uma proposta cenográfica para o espetáculo Casas Pardas que teve em conta o estudo teórico e as indicações que foram sendo fornecidas pelo encenador ao longo do trabalho criativo, que decorreu entre setembro e dezembro de 2012.pt_PT
dc.description.abstractThe current project falls within the field of study of Scenography, researching the relationships between the concepts of space, place and house and the spaces and places that exist in the theatrical space. This work is based on the play Casas Pardas (1977) by Maria Velho da Costa, in a production of Teatro Nacional São João, which was directed by Nuno Carinhas in december 2012. This study is theoretical and practical. In the theoretical component, the concepts of space, place, heterotopia and non-place are defined, linking and proposing considerations about each of them and their relationship with theatre. A theoretical research was done about the place commonly known as house and about the way it was handle in the play Casas Pardas. Throughout the paper, issues of habitability, representation, memory and intimacy are discussed. In the practical section of this research, a scenographic proposal for a performance of Casas Pardas is developed which took into account the theoretical study and the directions that were provided by the director during the work process which took place between september and december 2012.pt_PT
dc.identifier.tid201332183pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/8965
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCenografiapt_PT
dc.subjectCasapt_PT
dc.subjectEspaçopt_PT
dc.subjectLugarpt_PT
dc.subjectScenography
dc.subjectHome
dc.subjectSpace
dc.subjectPlace
dc.titleO lugar casa na cenografia: o processo em Casas Pardaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameProjeto para a obtenção do grau de Mestre em Teatro, Especialização em Cenografiapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_CatarinaAraujo_2013.pdf
Size:
17.69 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: