Browsing by Issue Date, starting with "2013-11-19"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- O lugar casa na cenografia: o processo em Casas PardasPublication . Araújo, Catarina Alves Braga; Pinheiro, António Moura; Moreira, Helder Jorge Maia SilvaO presente projeto insere-se no campo de estudo da Cenografia pesquisando relações entre os conceitos de espaço, lugar e casa e os espaços e lugares existentes no espaço teatral. Este trabalho tem como base a obra Casas Pardas (1977), de Maria Velho da Costa, levada a cena pelo encenador Nuno Carinhas numa produção do Teatro Nacional São João, em dezembro de 2012. O estudo tem um cariz teórico-prático. Na componente teórica são definidos os conceitos de espaço, lugar, heterotopias e não-lugar relacionando e tecendo considerações sobre os mesmos e as suas relações com o teatro. É feita uma pesquisa teórica sobre o lugar casa e sobre a forma como este foi tratado em Casas Pardas. Ao longo do trabalho são abordadas questões de habitabilidade, representação, memória e intimidade. Na parte prática desta pesquisa é elaborada uma proposta cenográfica para o espetáculo Casas Pardas que teve em conta o estudo teórico e as indicações que foram sendo fornecidas pelo encenador ao longo do trabalho criativo, que decorreu entre setembro e dezembro de 2012.
- Personagem em tempo realPublication . Reis, Rita Rodrigues da Silva; Vicente, Maria Inês Areal Rothes Marques; Coimbra, Daniela da CostaA presente reflexão escrita assiste o Projecto de Mestrado em Teatro, área de especialização Interpretação/Encenação da ESMAE, com o título Personagem em tempo real, investigação que pretende explorar as potencialidades de construção de personagem numa situação em que uma actriz é confrontada, em tempo real, por estímulos do público. Esta é uma pesquisa que tem por base uma prática laboratorial que conduziu à construção e apresentação deste Acontecimento Teatral. Todas as sessões, laboratoriais e “finais”, foram vídeo-gravadas para posterior análise e aconteceram na ESMAE, com público diferenciado. Anexam-se registos videográficos que enformam a leitura deste documento. Este documento organiza-se em dois capítulos e cinco subcapítulos que pretendem sistematizar as várias fases do processo. Desenha-se um conjunto de possíveis conclusões sobre esta pesquisa prática e a sua possível evolução. Num primeiro momento, abordam-se aspectos relevantes sobre o ponto de partida e a prática da improvisação e o lugar de destaque atribuído a esta técnica, principalmente no Séc. XX, nas performances e na relação directa com o público. Trata-se, ainda, o conjunto de estudos teórico-práticos que permitiram a delimitação das possibilidades de experimentação a aplicar ao longo desta pesquisa. Num segundo momento, são analisadas as fases da pesquisa prática, desde a escolha das personagens até às sessões “finais” deste projecto, com algumas considerações sobre as expectativas e descobertas das diferentes experiências, quer do ponto de vista do fazedor quer do receptor. As possíveis conclusões surgem do questionamento, ao longo da prática laboratorial e das sessões “finais”, sobre as potencialidades desta investigação enquanto método de criação, experiência da relação de co-autoria e co-responsabilidade entre actriz e público, aspectos positivos e negativos da mesma no encontro com os objectivos definidos para esta pesquisa.
- Os lugares do espetáculo: a cenografia e as artes plásticas, diálogo com a criação musical do Serviço Educativo da Casa da MúsicaPublication . Ramos, Mafalda Guimarães dos Santos Oliveira; Moreira, Helder Jorge Maia Silva; Rosas, RuteNum contexto de estágio curricular e pela realização de duas propostas distintas, o presente relatório propõe a descrição das metodologias e os modos de atuação utilizados nos processos de produção artística, enquadrados no âmbito de criações musicais. Apresenta, igualmente, numa abordagem mais teórica, conceitos que permitiram explorar e compreender a forma como me envolvi e me inclui nesta experiência. Partindo de noções que relacionam, intrinsecamente, a Cenografia e as Artes Plásticas, procurou-se demonstrar, pelas experiências tidas num estágio no Serviço Educativo da Casa da Música, os diálogos existentes entre as duas áreas do conhecimento, particularmente através das noções de Espaço ou Lugar.