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Visão de escola - cerebralmente racional e instrumentalmente humana. Uma análise dos relatórios de avaliação externa das escolas.
dc.contributor.author | Diogo, Vera | |
dc.contributor.author | Diogo, Fernando | |
dc.contributor.author | Teixeira, Inês | |
dc.contributor.author | Duarte, Pedro | |
dc.date.accessioned | 2023-04-11T11:58:37Z | |
dc.date.available | 2023-04-11T11:58:37Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.description.abstract | Em Imagens das Organizações, Morgan (2006 [1986]) deu o mote à construção interpretativa integradora da multidimensionalidade organizacional. No contexto da «nova gestão pública» e perante tendências centralizadoras e uniformizantes dos sistemas de ensino (Azevedo, 2007), analisar os relatórios da avaliação externa realizada pela IGEC permite abarcar as inter-relações entre a organização escolar idealizada pela tutela e as preconizadas funções sociais da «escola como instituição» (Serón, 2002). Nesta articulação, a visão de escola idealizada pela administração do sistema educativo em Portugal centra-se na metáfora racional, instrumentalizando processos democráticos e cognitivos.Seguindo uma metodologia interpretativa, realizou-se uma análise de conteúdo categorial para condensar e classificar a informação (Bardin, 1979). O corpus empírico é constituído pela totalidade dos relatórios de avaliação das escolas e agrupamentos da Região Norte (289), durante o segundo ciclo da avaliação externa das escolas (2011-2017). | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Diogo, V., Diogo, F., Teixeira, I., & Duarte, P. (2018). Visão de escola - cerebralmente racional e instrumentalmente humana. Uma análise dos relatórios de avaliação externa das escolas. In Livro de Atas do IX Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação (pp. 142-154). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/22701 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa | pt_PT |
dc.subject | Imagens organizacionais | pt_PT |
dc.subject | Visão de escola | pt_PT |
dc.subject | «Nova Gestão Pública» | pt_PT |
dc.title | Visão de escola - cerebralmente racional e instrumentalmente humana. Uma análise dos relatórios de avaliação externa das escolas. | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 154 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 142 | pt_PT |
person.familyName | Alves Pereira Diogo | |
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person.givenName | Vera Lúcia | |
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person.identifier.ciencia-id | DE19-81C1-6C2C | |
person.identifier.ciencia-id | CD14-D3F4-9A4A | |
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person.identifier.orcid | 0000-0002-3954-932X | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-7178-7889 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-8238-1243 | |
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rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
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