Repository logo
 
Publication

Visão de escola - cerebralmente racional e instrumentalmente humana. Uma análise dos relatórios de avaliação externa das escolas.

dc.contributor.authorDiogo, Vera
dc.contributor.authorDiogo, Fernando
dc.contributor.authorTeixeira, Inês
dc.contributor.authorDuarte, Pedro
dc.date.accessioned2023-04-11T11:58:37Z
dc.date.available2023-04-11T11:58:37Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractEm Imagens das Organizações, Morgan (2006 [1986]) deu o mote à construção interpretativa integradora da multidimensionalidade organizacional. No contexto da «nova gestão pública» e perante tendências centralizadoras e uniformizantes dos sistemas de ensino (Azevedo, 2007), analisar os relatórios da avaliação externa realizada pela IGEC permite abarcar as inter-relações entre a organização escolar idealizada pela tutela e as preconizadas funções sociais da «escola como instituição» (Serón, 2002). Nesta articulação, a visão de escola idealizada pela administração do sistema educativo em Portugal centra-se na metáfora racional, instrumentalizando processos democráticos e cognitivos.Seguindo uma metodologia interpretativa, realizou-se uma análise de conteúdo categorial para condensar e classificar a informação (Bardin, 1979). O corpus empírico é constituído pela totalidade dos relatórios de avaliação das escolas e agrupamentos da Região Norte (289), durante o segundo ciclo da avaliação externa das escolas (2011-2017).pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationDiogo, V., Diogo, F., Teixeira, I., & Duarte, P. (2018). Visão de escola - cerebralmente racional e instrumentalmente humana. Uma análise dos relatórios de avaliação externa das escolas. In Livro de Atas do IX Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação (pp. 142-154). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/22701
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto de Educação da Universidade de Lisboapt_PT
dc.subjectImagens organizacionaispt_PT
dc.subjectVisão de escolapt_PT
dc.subject«Nova Gestão Pública»pt_PT
dc.titleVisão de escola - cerebralmente racional e instrumentalmente humana. Uma análise dos relatórios de avaliação externa das escolas.pt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage154pt_PT
oaire.citation.startPage142pt_PT
person.familyNameAlves Pereira Diogo
person.familyNameDiogo
person.familyNameBarbosa Gomes Pereira
person.givenNameVera Lúcia
person.givenNameFernando
person.givenNamePedro Duarte
person.identifier0000000070841818
person.identifier.ciencia-idDE19-81C1-6C2C
person.identifier.ciencia-idCD14-D3F4-9A4A
person.identifier.ciencia-id8B15-7C50-C2AD
person.identifier.orcid0000-0002-3954-932X
person.identifier.orcid0000-0002-7178-7889
person.identifier.orcid0000-0002-8238-1243
person.identifier.orcid0000-0002-3048-6959
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication2f55bfbb-18a8-40dc-bbd9-bfd38c9c81d7
relation.isAuthorOfPublication4ed00eac-cf85-423d-9771-9d0ea3e9aafe
relation.isAuthorOfPublication4dfb3086-697d-449a-a1e4-754a82451956
relation.isAuthorOfPublication3ab5e9f6-add4-4ced-af7b-4f8b1adff108
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery4dfb3086-697d-449a-a1e4-754a82451956

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
ART_PedroDuarte_2023_7.pdf
Size:
302.77 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: