Repository logo
 
Publication

Relatório de Estágio

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorRibeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso
dc.contributor.authorViana, Carla Sofia Aniceto Rocha
dc.date.accessioned2016-11-08T12:04:52Z
dc.date.available2016-11-08T12:04:52Z
dc.date.issued2016
dc.date.submitted2016
dc.description.abstractO presente relatório de qualificação profissional foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, tendo por base as práticas educativas desenvolvidas nos dois contextos de estágio. Este documento perspetiva o quadro teórico-conceptual no qual se desenvolveram os estágios, traça os contextos de estágios e destaca crítica e refletidamente atividades desenvolvidas em ambos os contextos, assim como fundamenta decisões da prática educativa, pelo que espelha todo o processo formativo promotor de um desenvolvimento pessoal e profissional. De relevar a metodologia de investigação-ação que sustentou o processo de intervenção real e contribui para a melhoria crescente da prática pedagógica pela observação, planificação, ação, avaliação e reflexão. Deste modo, determinou um conhecimento profissional, imperioso para um profissional da educação, na esteia da proximidade real, de uma ação mais profícua, envolvente num processo reflexivo e colaborador que estimulou o paradigma socioconstrutivista. Note-se que nas práticas desenvolvidas o processo de observação foi uma ferramenta essencial para a planificação de intervenções situadas no tempo, no espaço, nas características do grupo, com vista ao desenvolvimento integral das crianças, tendo em linha de conta a promoção de um ambiente pedagógico e didaticamente diferenciado e significativo. Este aspeto foi crucial para a construção de uma prática sustentada, contextualizada e significativa. O recurso a diversas estratégias, a possibilidade de intervenção na escola e contactar com a comunidade educativa, a reflexão com o par pedagógico e a professora cooperante, permitiram a construção de um perfil docente de relação, proactivo, criativo e empreendedor.pt_PT
dc.description.abstractThis professional qualification report was prepared under the Master in Pre- School Education and Training of the 1st cycle of basic education, based on educational practices developed in stage two contexts. This document perspective the theoretical and conceptual framework in which developed stages, traces the contexts of stages and highlights critical and reflectively activities in both contexts, as well as based decisions of educational practice, which mirrors the entire training process promoter of a personal and professional development. To reveal the methodology of action research that supported the actual intervention process and contribute to the growing improvement of pedagogical practice by observation, planning, action, evaluation and reflection. Thus, he determined professional knowledge imperative for a professional education in the stela of real proximity, an action more fruitful, engaging in a reflective process and collaborator who encouraged the social constructivist paradigm. Note that the practices developed the observation process was an essential tool for planning situated interventions in time, in space, the group's characteristics, with a view to the full development of children, taking into account the promotion of an environment pedagogical and didactically differentiated and meaningful. This aspect was crucial for the construction of a sustained and significant practical contextualized. The use of various strategies, the possibility of intervention in school and contact with the educational community, the reflection with the pedagogical pair and cooperating teacher, allowed the construction of a teaching profile relationship, proactive, creative and enterprising.pt_PT
dc.identifier.tid201275716
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/8630
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectFormação docentept_PT
dc.subjectInvestigação-Açãopt_PT
dc.subjectArticulação Curricularpt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectTeacher trainingpt_PT
dc.subjectResearch-Actionpt_PT
dc.subjectCurriculum jointpt_PT
dc.subjectEducationpt_PT
dc.titleRelatório de Estágiopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_Carla Viana_2016.pdf
Size:
1.39 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: