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Adequações e acomodações no currículo de Educação Musical no 1º Ciclo do Ensino Básico: Estudo de Caso

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Abstract(s)

Adequações e Acomodações no Currículo de Educação Musical no 1º Ciclo do Ensino Básico é um estudo de caso onde são refletidas e adotadas medidas e pedagogias adaptadas e adequadas a alunos com necessidades adicionais de suporte à inclusão na sala de aula de música e em Centro de Apoio à Aprendizagem e à Inclusão, na disciplina de música, respeitando o programa curricular e a diversidade de aprendizagem de todos os alunos. Incluir é muito mais do que colocar alunos com necessidades adicionais de suporte à inclusão na sala de aula. Trata-se de um processo de carácter contínuo que exige planeamento, sistematização, acompanhamento e avaliação. A metodologia utilizada foi de âmbito qualitativo com método de investigação-ação. As técnicas de obtenção de resultados foram: observação participante, diário de campo e entrevistas/reuniões. A amostra foi composta por alunos em várias turmas de 1º ciclo, em centro de apoio à aprendizagem e à inclusão e, em específico, por três casos de alunos com necessidades adicionais de suporte à inclusão. Os resultados demonstraram a importância das adequações e acomodações como medidas pedagógicas para a inclusão. O conhecimento aprofundado sobre os alunos e medidas educativas implementadas, possibilita o desenvolvimento de mais estratégias de desenvolvimento para a inclusão.
Adaptations and Accommodations in the Music Education Curriculum in the 1st Cycle of Basic Education is a case study which reflects upon and adopts measures and pedagogies adapted and appropriate to students with additional needs to support inclusion in the music classroom and in a Support Center for Learning and Inclusion, in the discipline of music, respecting the curriculum and the diversity of learning of all students. Including is much more than placing students with additional needs to support inclusion in the classroom. It is a continuous process that requires planning, systematization, monitoring and evaluation. The methodology used was qualitative with an action-research method. The techniques for obtaining results were: participant observation, field diary and interviews / meetings. The sample consisted of students in various classes of the 1st cycle, in a support center for learning and inclusion and, specifically, for three cases of students with additional needs to support inclusion. The results demonstrated the importance of adaptations and accommodations as pedagogical measures for inclusion. In-depth knowledge about students and educational measures implemented, allows the development of more development strategies for inclusion.

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Keywords

Inclusão Educação Especial Educação Musical Inclusiva Musicoterapia educativa Flexibilização curricular Adequações e acomodações curriculares Inclusion Special Education Inclusive Music Education Educational Music Therapy Curricular flexibility Curricular adaptations and accommodations

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Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação

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