Publication
A ansiedade no desempenho das atividades orais e escritas em Formação Musical: estratégias e posturas para uma performance de excelência
dc.contributor.advisor | Costa, Jorge Alexandre | |
dc.contributor.advisor | Barros, Rosa Maria | |
dc.contributor.author | Correia, Inês de Almeida | |
dc.date.accessioned | 2024-03-07T11:09:42Z | |
dc.date.available | 2024-03-07T11:09:42Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.date.submitted | 2023 | |
dc.description.abstract | Este Relatório de Estágio reflete sobre as aprendizagens adquiridas ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, proporcionando um espaço para a realização da investigação, no capítulo final. Faz parte do trabalho desenvolvido no Mestrado em Ensino de Música, ramo de Formação Musical das escolas Escola Superior de Educação e Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, do Instituto Politécnico do Porto. No primeiro capítulo é realizada uma breve introdução do papel do estágio na formação docente, passando pelo papel do professor contribuindo para o conhecimento do aluno. Segue-se contextualização do Polo de estágio, abordando as características de toda a comunidade escolar. O segundo capítulo é dedicado à Prática de Ensino Supervisionada descrevendo-a a partir das etapas que a caracteriza: a observação, a planificação, a lecionação, reflexão e avaliação. O terceiro capítulo apresenta o projeto de investigação que visa refletir sobre as atividades pedagógicas desenvolvidas na Formação Musical e a ansiedade que a realização das mesmas provoca nos alunos. Para a concretização desta investigação foram realizados inquéritos tanto aos alunos como aos docentes. Assim, com a presente investigação pretende-se entender como é que a ansiedade influencia as práticas de Formação Musical, tanto em contexto de sala de aula como em contexto de avaliação, apresentando várias estratégias que possam ser úteis para futuras aulas de Formação Musical, recorrendo-se, neste caso, à opinião dos alunos e à ótica dos docentes, utilizando a metodologia de estudo de caso. | pt_PT |
dc.description.abstract | This Internship Report reflects on the lessons learnt during the Supervised Teaching Practice, providing a space for research in the final chapter. It is part of the work carried out for the Master's Degree in Music Teaching, Music Education branch, at the Escola Superior de Educação and Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, of the Polytechnic Institute of Porto. The first chapter gives a brief introduction to the role of the internship in teacher training, including the role of the teacher in contributing to the student's knowledge. This is followed by a contextualisation of the internship site, covering the characteristics of the entire school community. The second chapter is dedicated to Supervised Teaching Practice, describing it from the stages that characterise it: observation, planning, teaching, reflection and evaluation. The third chapter presents the research project, which aims to reflect on the pedagogical activities developed in Music Education and the anxiety that carrying them out provokes in the students. In order to carry out this research, surveys were carried out with both students and teachers. The aim of this research is to understand how anxiety influences music education practices, both in the classroom and in the context of assessment, presenting various strategies that could be useful for future music education classes, using, in this case, the opinion of the students and the perspective of the teachers, using the case study methodology. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203545982 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/25135 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação | |
dc.subject | Prática de ensino supervisionada | pt_PT |
dc.subject | Formação musical | pt_PT |
dc.subject | Ansiedade | pt_PT |
dc.subject | Estratégias pedagógicas | pt_PT |
dc.subject | Supervised teaching practice | pt_PT |
dc.subject | Music education | pt_PT |
dc.subject | Anxiety | pt_PT |
dc.subject | Pedagogical strategies | pt_PT |
dc.title | A ansiedade no desempenho das atividades orais e escritas em Formação Musical: estratégias e posturas para uma performance de excelência | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |