Repository logo
 
Publication

O perfil empreendedor do líder de empresas de base tecnológica e o seu impacto no processo de internacionalização

datacite.subject.fosGestãopt_PT
dc.contributor.advisorRibeiro, Maria Clara Dias Pinto
dc.contributor.advisorPereira, Clara
dc.contributor.authorRodrigues, Vânia Gonçalves
dc.date.accessioned2020-07-06T12:40:33Z
dc.date.available2020-07-06T12:40:33Z
dc.date.issued2019-12-18
dc.description.abstractO objetivo principal desta dissertação é estudar de que forma as características empreendedoras do líder (idade, género, formação, experiência prévia, profissão e formação de parentes mais próximos), afetaram o processo de internacionalização da sua empresa. Através da revisão de literatura foram identificadas influências internas e externas da internacionalização, assim como as motivações e barreiras deste processo que serviram de base para a construção do questionário. Este foi posteriormente utilizado para recolher os dados utilizados neste estudo, e enviado para uma amostra de 63 empresas de base tecnológica, de todas as regiões de Portugal. A amostra é composta por pequenas médias empresas (PME), grande parte born globals, cujo líder é maioritariamente do género masculino (95,2%), com idade entre os 41-50 anos (39,7%), com formação académica superior (93,7%), com experiência prévia em empresas internacionalizadas (84,1%). O peso do mercado externo no volume de negócios das empresas respondentes é menor que 10% (44,4%), e internacionalizam para apenas um país (41,3%), em grande parte dos casos situado na Europa (57,1%).pt_PT
dc.description.abstractO objetivo principal desta dissertação é estudar de que forma as características empreendedoras do líder (idade, género, formação, experiência prévia, profissão e formação de parentes mais próximos), afetaram o processo de internacionalização da sua empresa. Através da revisão de literatura foram identificadas influências internas e externas da internacionalização, assim como as motivações e barreiras deste processo que serviram de base para a construção do questionário. Este foi posteriormente utilizado para recolher os dados utilizados neste estudo, e enviado para uma amostra de 63 empresas de base tecnológica, de todas as regiões de Portugal. A amostra é composta por pequenas médias empresas (PME), grande parte born globals, cujo líder é maioritariamente do género masculino (95,2%), com idade entre os 41-50 anos (39,7%), com formação académica superior (93,7%), com experiência prévia em empresas internacionalizadas (84,1%). O peso do mercado externo no volume de negócios das empresas respondentes é menor que 10% (44,4%), e internacionalizam para apenas um país (41,3%), em grande parte dos casos situado na Europa (57,1%).pt_PT
dc.identifier.tid202489337pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/16067
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectBorn globalpt_PT
dc.subjectEmpreendedorismopt_PT
dc.subjectEmpresas de base tecnológicapt_PT
dc.subjectInternacionalização das empresaspt_PT
dc.subjectPerfil do líderpt_PT
dc.subject,nternationalizationpt_PT
dc.subjectTechnology-based companiespt_PT
dc.subjectBorn globalpt_PT
dc.subjectEntrepreneurshippt_PT
dc.subjectLeader profilept_PT
dc.titleO perfil empreendedor do líder de empresas de base tecnológica e o seu impacto no processo de internacionalizaçãopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEmpreendedorismo e Internacionalizaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
VaniaRodrigues_MEI_20182019.pdf
Size:
1.02 MB
Format:
Adobe Portable Document Format