Repository logo
 
Publication

O inglês e a interculturalidade na semântica do europeu

datacite.subject.fosHumanidades::Línguas e Literaturaspt_PT
dc.contributor.advisorCruz, Mário Rui Domingues Ferreira da
dc.contributor.advisorOrange, Edite
dc.contributor.authorMarinho, Sandra Patrícia Nunes
dc.date.accessioned2017-01-10T12:19:53Z
dc.date.available2017-01-10T12:19:53Z
dc.date.issued2016
dc.date.submitted2016
dc.description.abstractO presente projeto de investigação reporta ao ensino do Inglês, perspetivando-se no 1º Ciclo do Ensino Básico, e diverge em torno da interculturalidade, em particular na Europa, convergindo em alguns aspetos que me inquietam ao nível social, como a xenofobia. A definição de europeu para o mundo é algo em que me irei debruçar, ao nível do seu signo e significado. O meu testemunho enquanto emigrante legitima essa inquietação e interesse, pela forma como a interculturalidade é integrada no ensino, e pode ser usada no desenho de uma sociedade mais pacífica, integradora, e justa para a diversidade humana. Deste estudo pretende-se revelar a importância da abordagem intercultural no ensino; averiguar através de uma análise, se nas metas curriculares e manuais de Inglês, Estudo do Meio, e Português existem conteúdos relevantes e prestáveis nessa abordagem; entender de que forma a abordagem intercultural contribui para o ensino do Inglês no 1º ciclo; e finalmente procurar metodologias pedagógicas inovadoras que facilitem este trabalho. Os resultados deste estudo revelam uma parca abordagem intercultural nas representações em manuais escolares, e nas metas curriculares, e apontam para a necessidade de utilização de métodos de trabalho alternativos, como a Filosofia para Crianças, enquanto método de estudo e de pensamento. O desígnio deste estudo não pretende colocar no ensino do Inglês a ambição de resolver problemas sociais tão graves quanto a xenofobia, mas propõe um ensino de consequências comportamentais, relevantes para os jovens cidadãos deste “Velho Mundo”.pt_PT
dc.description.abstractThis research project reffers to the teaching of English, focusing on the 1st Cycle of Basic Education, and diverges around interculturality, particularly in Europe, converging on some aspects that worry me at the social level, such as xenophobia. The definition of European for the world is something that I will look at, at the level of its sign and meaning. My testimony as an emigrant legitimizes this concern and interest in the way interculturality is integrated into teaching and can be used in the design of a more peaceful, inclusive, and just society for human diversity. This study intends to reveal the importance of the intercultural approach in teaching; to ascertain through an analysis, if in curriculum goals and textbooks of English, Study of the Environment, and Portuguese, there are relevant and useful contents in this approach; Understand how the intercultural approach contributes to the teaching of English in the 1st cycle; And finally seek innovative pedagogical methodologies. The results of this study reveal a weak intercultural approach in representations in school textbooks and curriculum goals, and point to the need to use alternative working methods, such as Philosophy for Children, as a method of study and thinking. The purpose of this study is not to put in the teaching of English the ambition to solve social problems as serious as xenophobia, but proposes a teaching of behavioral consequences relevant to the young citizens of this Old World.pt_PT
dc.identifier.tid201612607
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/9181
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectInterculturalidadept_PT
dc.subjectEmpatiapt_PT
dc.subjectAlteridadept_PT
dc.subjectFilosofia para criançaspt_PT
dc.subjectInglêspt_PT
dc.subjectInterculturalitypt_PT
dc.subjectEmpathypt_PT
dc.subjectOthernesspt_PT
dc.subjectPhilosophy for Childrenpt_PT
dc.subjectEnglishpt_PT
dc.titleO inglês e a interculturalidade na semântica do europeupt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino Precoce de Inglêspt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_Sandra Marinho_2016.pdf
Size:
11.2 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: