Repository logo
 
Publication

Pós-modernismo e obra aberta: estratégias para integração de elementos do jazz na composição contemporânea

dc.contributor.advisorAzevedo, Carlos Alberto Possidónio da Silva de
dc.contributor.authorGarcia, Paulino Ribeiro Gonçalves
dc.date.accessioned2022-09-05T13:43:31Z
dc.date.available2022-09-05T13:43:31Z
dc.date.issued2022-07-14
dc.description.abstractEsta dissertação tem por temática uma corrente estética musical, o Pós-Modernismo, aliada ao conceito de Obra Aberta de Umberto Eco. Será feito um levantamento bibliográfico de várias perspetivas acerca da Composição ao longo do século XX, nomeadamente o Modernismo, e a música Indeterminista de forma a compreender o surgimento das intencionalidades pós-modernas. O Pós-Modernismo será analisado através de alguns exemplos, com vista à melhor compreensão do conceito de Obra Aberta. Este, por sua vez, será sujeito a um questionamento quanto à sua definição e possíveis corolários e também quanto à sua materialização. De seguida, as peças escritas ao longo do ano letivo serão expostas e relacionadas com a teoria enunciada na primeira parte da dissertação.pt_PT
dc.description.abstractThis dissertation has as its theme a musical aesthetic current, Postmodernism, allied to Umberto Eco’s concept of Open Work. A bibliographical survey of various perspectives on Composition throughout the 20th century will be made, namely Modernism and Indeterminist music in order to understand the emergence of postmodern intentionalities. Postmodernism will be analysed through some examples, to better understand the concept of Open Work. This, in turn, will be subject to a questioning regarding its definition and possible corollaries and also its materialization. Next, the pieces written throughout the school year will be exposed and related to the theory enunciated in the first part of the dissertation.pt_PT
dc.identifier.tid203055454pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/20799
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectObra abertapt_PT
dc.subjectPós-modernismopt_PT
dc.subjectImprovisaçãopt_PT
dc.subjectInterpretaçãopt_PT
dc.subjectAmbiguidadept_PT
dc.subjectMúsica não eruditapt_PT
dc.subjectJazzpt_PT
dc.subjectOpen workpt_PT
dc.subjectPostmodernismpt_PT
dc.subjectImprovisationpt_PT
dc.subjectInterpretationpt_PT
dc.subjectAmbiguitypt_PT
dc.subjectNon-erudite musicpt_PT
dc.titlePós-modernismo e obra aberta: estratégias para integração de elementos do jazz na composição contemporâneapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação apresentada à Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Composiçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Paulino_Garcia_MC_2022.pdf
Size:
10.04 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: