Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

"A importância do desenvolvimento da autonomia e motivação no estudo individual no saxofone"

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_SaraMartins_2016.pdf2.05 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório de estágio foi realizado no âmbito da prática educativa I e II e prática educativa: relatório de estágio, inseridas no Mestrado em Ensino da Música na Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo (ESMAE) e na Escola Superior de Educação (ESE), ambas pertencentes ao Instituto Politécnico do Porto (IPP). Integra igualmente um trabalho de intervenção/investigação que comporta um vínculo com a prática pedagógica supervisionada, através do tema “A importância do desenvolvimento da autonomia e motivação no estudo individual no saxofone. A prática pedagógica e o projeto de intervenção realizaram-se durante o ano letivo de 2015/2016 no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, sob a supervisão e orientação do professor Henk van Twillert, tendo como professor cooperante, o professor Romeu Costa. Os objetivos específicos foram a observação do grau de motivação, autonomia, hábitos de estudo dos alunos e apoio extraescolar dos encarregados de educação. Durante a prática supervisionada visou-se o estímulo da motivação e autonomia no estudo individual, e procurou-se desenvolver estratégias e métodos de estudo com o auxílio do professor, nomeadamente o recurso a um caderno do aluno, para a melhoria dos resultados dos alunos. A interpretação de resultados leva a concluir, sem pretensões de generalização que, com a implementação do caderno diário, assim como a supervisão dos encarregados de educação, os alunos melhoram os seus níveis de motivação e autonomia.
This internship report was implemented within the framework of educational practice I and II, which is part of the Master of Music Education in Higher School of Music, Arts and Entertainment and the School of Education, both belonging to Instituto Politécnico do Porto (IPP). It also covers the intervention work / research that includes a link to the supervised teaching practice, through the theme "The importance of the development of autonomy and motivation in individual saxophone study”. The pedagogical practice and the intervention project took place during the school year 2015/2016 at the Music Conservatory Calouste Gulbenkian of Braga, under the supervision and guidance of Professor Henk van Twillert, with the cooperative teacher Romeu Costa. The specific goals of this research were to observe the degree of motivation, autonomy and study habits of students and extra school support of parents. During the supervised practice our aim was to stimulate the motivation and autonomy in individual study, and to seek the development of strategies and methods of study with teacher aid, including the use of a student notebook to improve students’ outcomes. The interpretation of results led us to the conclusion, without generalization claims, that with diary implementation, as well as parents’ supervision, students improved their levels of motivation and autonomy.

Description

Keywords

Autonomia dos alunos Motivação dos alunos Ensino especializado de música Learner’s autonomy Learner’s motivation Specialized music education

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License