Browsing by Issue Date, starting with "2016-11-09"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- A importância da prática de harmónicos naturais na aprendizagem musical do saxofonePublication . Monteiro, Lúcio de Jesus; Van Twillert, Hendrik; Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da; Oliveira, RosaO presente trabalho consiste num relatório de estágio desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo (ESMAE), e da Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico do Porto. Pretende ser um relatório reflexivo acerca da minha prática pedagógica realizada no Conservatório de Música do Porto, sob orientação dos professores Henk van Twillert (orientador), Sofia Lourenço (co-orientadora) e Rosa Oliveira (cooperante). Por outro lado, este relatório inclui também um projeto de investigação intitulado “A importância da prática de harmónicos naturais na aprendizagem musical do saxofone”, realizado junto de alunos de saxofone do ensino básico e do ensino profissional, de modo a comprovar a importância da realização destes exercícios para o desenvolvimento das qualidades sonoras e flexibilidade no instrumento. Partindo de uma abordagem metodológica sob a perspetiva de investigação-ação, foram realizados testes em contexto de sala de aula com 8 alunos do 1º ao 4º grau do Ensino básico, e 3 alunos do ensino profissional; assim como um inquérito a professores de saxofone. Após a respetiva recolha dos dados, foi realizada uma análise de âmbito qualitativo e quantitativo. Foi possível concluir que a realização destes exercícios é exequível mesmo em alunos que ainda estão numa fase inicial de aprendizagem, desenvolvendo competências necessárias para que no futuro estejam criadas condições para a construção de uma embocadura e sonoridade flexíveis, com todas as vantagens que isso acarreta para a qualidade da performance dos alunos.
- "A importância do desenvolvimento da autonomia e motivação no estudo individual no saxofone"Publication . Martins, Sara Sofia Peixoto; Van Twillert, Hendrik; Costa, RomeuO presente relatório de estágio foi realizado no âmbito da prática educativa I e II e prática educativa: relatório de estágio, inseridas no Mestrado em Ensino da Música na Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo (ESMAE) e na Escola Superior de Educação (ESE), ambas pertencentes ao Instituto Politécnico do Porto (IPP). Integra igualmente um trabalho de intervenção/investigação que comporta um vínculo com a prática pedagógica supervisionada, através do tema “A importância do desenvolvimento da autonomia e motivação no estudo individual no saxofone. A prática pedagógica e o projeto de intervenção realizaram-se durante o ano letivo de 2015/2016 no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, sob a supervisão e orientação do professor Henk van Twillert, tendo como professor cooperante, o professor Romeu Costa. Os objetivos específicos foram a observação do grau de motivação, autonomia, hábitos de estudo dos alunos e apoio extraescolar dos encarregados de educação. Durante a prática supervisionada visou-se o estímulo da motivação e autonomia no estudo individual, e procurou-se desenvolver estratégias e métodos de estudo com o auxílio do professor, nomeadamente o recurso a um caderno do aluno, para a melhoria dos resultados dos alunos. A interpretação de resultados leva a concluir, sem pretensões de generalização que, com a implementação do caderno diário, assim como a supervisão dos encarregados de educação, os alunos melhoram os seus níveis de motivação e autonomia.