Repository logo
 
Publication

O jogo no ensino da composição e da análise musical

dc.contributor.advisorJanuário, Susana Paula Carvalho
dc.contributor.advisorPinho, Nuno Peixoto de
dc.contributor.advisorCouto, Raquel
dc.contributor.advisorPinho, Jónas
dc.contributor.advisorCardinho, Eduardo
dc.contributor.authorRei Ramos, Lucas
dc.date.accessioned2024-09-04T09:51:18Z
dc.date.available2024-09-04T09:51:18Z
dc.date.issued2024-07-12
dc.description.abstractA música é, em muitos aspetos, lúdica por natureza. Música e jogo ambos são ou podem ser sociais, sujeitos a regras, as quais, obviamente, terão de ser aprendidas. Neste relatório, no qual se dá conta da Prática de Ensino Supervisionada no âmbito do Mestrado em Ensino de Música, variante Análise e Técnicas de Composição, discute-se, no âmbito do Projeto desenvolvido, a aplicação de métodos lúdicos no ensino da música, nomeadamente nas disciplinas de Práticas de Conjunto, Introdução à Composição e Teoria e Análise Musical, pertencentes ao Ensino Profissional. As disciplinas de composição foram alvo do projeto de intervenção, baseado em métodos lúdicos. Foram criados três jogos pedagógicos, com o intuito de verificar se a utilização desta metodologia é mais eficaz para o ensino e favorece a motivação dos estudantes. No ensino de Práticas de Conjunto houve um foco nas qualidades lúdicas da música pelo lado da criatividade e da expressividade, tais como o recurso à improvisação, a direção coral expressiva e a composição coletiva. A partir da análise de dados, obtidos da observação, da opinião subjetiva dos alunos e dos exercícios relativos à matéria, procurou-se compreender se a estratégia e respetivo método tinham sido eficazes e em que medida se podem propor melhorias.pt_PT
dc.description.abstractMusic is, in many ways, ludic by nature. Music and play both are or can be social, subject to rules, which obviously have to be learnt. In this report, which describes the Supervised Teaching Practice within the scope of the Master's Degree in Music Teaching, variant Analysis and Composition Techniques, I discuss, within the scope of the project developed, the application of ludic methods in music teaching, namely in the subjects of Ensemble, Introduction to Composition and Music Theory and Analysis, which belong to the Professional Education curriculum. The composition subjects were the target of the intervention project, based on ludic methods. Three pedagogical games were created in order to see if the use of this methodology is more effective for teaching and favours student motivation. In the Ensemble class there was a focus on the playful qualities of music from the point of view of creativity and expressiveness, such as the use of improvisation, expressive choral conducting and collective composition. By analysing the data obtained from observation, the subjective opinion of the students and the exercises related to the subject, the aim was to understand whether the strategy and method had been effective and to what extent improvements could be proposed.pt_PT
dc.identifier.tid203682645pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/25901
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMúsicapt_PT
dc.subjectJogos pedagógicospt_PT
dc.subjectAnálise e técnicas de composiçãopt_PT
dc.subjectMétodos lúdicospt_PT
dc.subjectComposiçãopt_PT
dc.subjectCriatividadept_PT
dc.subjectExpressividadept_PT
dc.subjectMusicpt_PT
dc.subjectPedagogical gamespt_PT
dc.subjectAnalysis and composition techniquespt_PT
dc.subjectLudic methodspt_PT
dc.subjectCompositionpt_PT
dc.subjectCreativitypt_PT
dc.subjectExpressivenesspt_PT
dc.titleO jogo no ensino da composição e da análise musicalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e à Escola Superior de Educação como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, especialização Análise e Técnicas de Composiçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Lucas_Rei_Ramos_MEM_2024.pdf
Size:
8.94 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: