Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Relatório de Estágio

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_ElianaVenâncio_2021.pdf3.42 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório de estágio descreve o percurso de desenvolvimento profissional, no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa Supervisionada que integra o Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.o Ciclo do Ensino Básico. Trata-se de um instrumento que se revelou crucial para o desenvolvimento profissional e pessoal na medida em que a sua elaboração proporcionou a articulação dos conhecimentos científicos, pedagógicos com a prática educativa, culminando, em última instância, na construção de saberes e evolução profissional. Ainda assim, no processo formativo denota-se a influência da metodologia de Investigação-Ação que, pelas suas etapas dinâmicas, cíclicas e indissociáveis de observação, planificação, ação e reflexão, permitiu uma prática reflexiva que produziu efeitos na transformação da prática educativa. O documento releva, assim, o paradigma sócioconstrutivista no qual se desenvolveu o saber profissional promotor de um perfil duplo de docente assegurando um melhor ajustamento às necessidades efetivas do sistema educativo. Nesta perspetiva, verificou-se uma partilha contínua entre os vários agentes educativos, com o objetivo duplo de construir práticas educativas diferentes, desafiantes e enriquecedoras, ajustadas às características de cada criança e do grupo assim como de consolidar os conhecimentos e profissionalismo ao longo do percurso formativo.
This internship report describes the professional development path, within the scope of the Supervised Educational Practice course unit that integrates the Master’s Degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education. It is an instrument that has proved to be crucial for professional and personal development as its elaboration provided the articulation of scientific and pedagogical knowledge with educational practice, ultimately culminating in the construction of knowledge and professional evolution. Even so, in the training process the influence of the Action Research methodology is visible, which, due to its dynamics, cyclic and inseparable stages of observation, planning, action and reflection, allowed a reflective practice that produced effects in the transformation of educational practice. Thus, the document highlights the socio-constructivist paradigm in which professional knowledge was developed promoting a double teacher profile, ensuring a better adjustment to the effective needs of the educational system. In this perspective, there was a continuous sharing between the various educational agents, with the dual objective of building different, challenging and enriching educational practices, adjusted to the characteristics of each child and the group, as well as consolidating knowledge and professionalism along the formative way.

Description

Keywords

Prática educativa supervisionada Criança Metodologia de investigação-ação Perfil duplo Supervised educational practice Child Action-research methodology Double profile

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação

CC License