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Monitoramento e avaliação de programas de extensão nos Institutos Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica da região Centro-Oeste

datacite.subject.fosGestãopt_PT
dc.contributor.advisorBernardes, Óscar Tiago Fontes
dc.contributor.authorSantos, Elenice dos Reis
dc.date.accessioned2024-05-29T08:46:24Z
dc.date.available2024-05-29T08:46:24Z
dc.date.issued2024-03-08
dc.description.abstractA ordenança da Lei nº 11.892/2008 de realizar ações de extensão para promoção do desenvolvimento socioeconômico e cultural local bem como a limitação dos recursos orçamentários e financeiros destinados a estas ações, torna necessário que, além de bem formulados, que programas de extensão sejam bem monitorados e avaliados para garantir que o investimento público seja realmente efetivo, eficaz e eficiente tanto na solução de problemas sociais quanto no aproveitamento de oportunidades de desenvolvimento local. Esta dissertação tem por objetivo identificar como os Institutos Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica da Região Centro-Oeste realizam o monitoramento e a avaliação do recorte das ações de extensão denominado de programas institucionais de extensão, realizando análise de legislações nacionais e documentos institucionais como planos de desenvolvimento institucional, relatórios de gestão, regulamentações internas, manuais que tratam do tema, além de propor um mapeamento de processo para facilitar o desenvolvimento de software que facilite a realização dos procedimentos desde a criação até a avaliação dos programas institucionais de extensão. Os resultados demonstram que a estrutura jurídica e/ou orientativa institucional está melhor apresentada no IFMS – Instituto Federal de Mato Grosso do Sul que possui 04 (quatro) programas institucionais em andamento, lista de indicadores, critérios de avaliação, instância própria para realizar tais atividades, definidas desde a política de extensão até uma instrução normativa, mas não apresenta orientações quanto a criação de novos indicadores e critérios de avaliação, seguido do IFMT – Instituto Federal de Mato Grosso que apesar de não possuir lista de indicadores e critérios de avaliação, tem 05 (cinco) programas em andamento, um instrumento jurídico e um guia estabelecendo procedimentos e instância própria para realizar estas atividades. O mapeamento do processo sugerido nesta pesquisa considerou os documentos analisados, mas, principalmente, o Regulamento de Programas de Extensão do IFMT e o Guia Metodológico: Formulação de Programas de Extensão do IFMT.pt_PT
dc.description.abstractThe mandate of Law nº 11.892/2008 to carry out extension actions to promote local socio-economic and cultural development, as well as the limited budgetary and financial resources earmarked for these actions, makes it necessary that, in addition to being well formulated, extension programs are well monitored and evaluated to ensure that public investment is truly effective, efficient and effective both in solving social problems and in taking advantage of local development opportunities. The aim of this dissertation is to identify how the Federal Institutes of Professional, Scientific and Technological Education in the Midwest carry out the monitoring and evaluation of the section of extension actions called institutional extension programs, by analyzing national legislation and institutional documents such as institutional development plans, management reports, internal regulations, manuals that deal with the subject, as well as proposing a process mapping to facilitate the development of software that makes it easier to carry out procedures from the creation to the evaluation of institutional extension programs. The results show that the institutional legal and/or guidance structure is best presented at the IFMS - Federal Institute of Mato Grosso do Sul, which has four (04) institutional programs in progress, a list of indicators, evaluation criteria, its own body to carry out these activities, defined from the extension policy to a normative instruction, but does not present guidance on the creation of new indicators and evaluation criteria, followed by the IFMT - Federal Institute of Mato Grosso, which although it does not have a list of indicators and evaluation criteria, has five (05) programs in progress, a legal instrument and a guide establishing procedures and its own body to carry out these activities. The mapping of the process suggested in this research considered the documents analyzed, but mainly the IFMT Extension Program Regulations and the Methodological Guide: Formulation of IFMT Extension Programs.pt_PT
dc.identifier.tid203612078pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/25584
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectExtensãopt_PT
dc.subjectPrograma de extensãopt_PT
dc.subjectMonitoramentopt_PT
dc.subjectAvaliaçãopt_PT
dc.subjectTerceira missãopt_PT
dc.subjectExtensionpt_PT
dc.subjectExtension programpt_PT
dc.subjectMonitoringpt_PT
dc.subjectEvaluationpt_PT
dc.subjectThird missionpt_PT
dc.titleMonitoramento e avaliação de programas de extensão nos Institutos Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica da região Centro-Oestept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameGestão das Organizaçõespt_PT

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