Repository logo
 
Publication

A implementação de um programa de tutoria de pares na construção de textos narrativos em alunos do 4.º ano, com e sem Necessidades Adicionais de Suporte

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCadima, Joana Dias
dc.contributor.authorBarbosa, Filipa Raquel de Sousa
dc.date.accessioned2016-02-15T16:28:44Z
dc.date.available2016-02-15T16:28:44Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractO presente estudo teve como finalidade avaliar a implementação da estratégia de tutoria de pares (TP), em sala de aula, na construção de textos narrativos, em alunos com e sem Necessidades Adicionais de Suporte (NAS). Foi realizado com um grupo de 24 alunos do 4º ano de escolaridade, numa instituição do Porto, Portugal. Desenvolveram-se oito intervenções, sendo a primeira o pré-teste (texto escrito sem a estratégia de TP), a segunda a apresentação da TP e as restantes de implementação da estratégia (intervenção I e II e pós-teste). Os alunos foram agrupados em pares e ambos tiveram os papéis de tutor e de tutorado. As questões que orientaram o estudo foram: Em contexto de sala de aula, a estratégia de tutoria de pares melhora a escrita de textos narrativos?, A estratégia de tutoria de pares promove a inclusão? e A estratégia de tutoria de pares é um instrumento exequível em sala de aula? Os resultados demonstraram que a estratégia é motivadora para os alunos e promove interações positivas entre eles. O aluno Alvo (com NAS) obteve resultados positivos tanto na melhoria da escrita de textos como no aumento do sentido de pertença às atividades da turma. Para além disso, a estratégia mostrou-se exequível em contexto escolar. Compreendemos que as sessões foram escassas para aferir se a estratégia de TP foi eficaz na consistente melhoria da escrita de textos. Torna-se, por isso, importante que mais estudos se realizem neste domínio em Portugal, de modo a consolidar as conclusões desta estratégia.pt_PT
dc.description.abstractThe aim of the present study was to assess the implementation of the peer tutoring (PT) strategy on the construction of narrative texts, in a classroom environment with students with and without Additional Needs of Support (ANS). It was conducted in a private school in Porto, Portugal, with a group of 24, 4th grade students. Eight interventions were conducted. The first one was the pretest (text written without PT strategy) and the second was the PT strategy presentation. The remaining ones consisted in the implementation of the strategy (intervention I and II and post-test). Students worked in pairs and both took the role of tutor and tutee The research questions were: In the classroom context, does peer tutoring strategy improve the writing of narrative texts?; Does the peer tutoring strategy promote inclusion?; Is peer tutoring strategy feasible inside a classroom? Results showed that the strategy motivates and promotes positive interaction between students. The target student (with ANS) achieved positive results concerning both improvements in writing skills, and an increased sense of belonging to class activities. In addition, the PT strategy proved to be feasible in a school context. We acknowledge that the number of sessions was limited to confirm if peer tutoring strategy is efficient to improve the production of written texts. Therefore, it is important to continue studying this domain, in Portugal, in order to reach firm conclusions about this strategy.pt_PT
dc.identifier.tid201038005
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/7664
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectTutoria de pares
dc.subjectInclusão
dc.subjectProfessor
dc.subjectTextos narrativos
dc.subjectPeer tutoring
dc.subjectInclusion
dc.subjectTeacher
dc.subjectNarrative texts
dc.titleA implementação de um programa de tutoria de pares na construção de textos narrativos em alunos do 4.º ano, com e sem Necessidades Adicionais de Suportept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMESTRADO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL: MULTIDEFICIÊNCIA E PROBLEMAS DE COGNIÇÃOpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_FilipaBarbosa_2015.pdf
Size:
4.18 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: