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Abstract(s)
The tourism sector is characterized as one of the most complex social phenomena
and assumes itself as a crucial economic activity, being considered fundamental for
countries that have tourism potential, such as Portugal.
With the constant evolution of mobile technologies, the role of marketing has
evolved and has taken on a new position, with the emergence of digital marketing, which
has increased new forms and means of communication. With the appearance of
smartphones, the strategy of digital marketing in the mobile context has improved the
consumer experience, making it more convenient, flexible, efficient and personalized,
through the use of mobile applications. Currently, mobile applications increasingly affect
the way in which tourists relate to their destination, completing their tourist experience.
This research aims to understand the frequency of use of mobile tourist
applications and whether their existence intervenes in the intention to visit the Algarve
region. The analysis is performed through the collection of primary data, by
questionnaire, resulting in an exploratory study. To measure users' intention to use and
accept technologies, several models are used. In this case, the study aimed to validate an
instrument based on the TAM - Technological Acceptance Model, where factors
influencing consumer behavior in relation to new technologies are analyzed, such as the
perception of ease of use and the perceived utility. In addition, several factors that
contribute and influence the consumer's attitude towards mobile marketing were also
analyzed, such as: perceived risk, perceived value and credibility. The results revealed
that the rate of use of tourist applications is quite positive, since the majority of the sample
used them, indicating as main reasons, access to feedback from other users, easy access
to these types of applications and their speed. Finally, the correlations of the constructs
analyzed in the TAM model were also tested.
O setor do turismo caracteriza-se como um dos mais complexos fenómenos sociais e assume-se como uma atividade económica crucial, sendo considerado fundamental para países que apresentam potencial turístico, como o caso de Portugal. Com a constante evolução das tecnologias móveis, o papel do marketing evoluiu e passou a assumir uma nova posição, surgindo o marketing digital, que veio incrementar novas formas e meios de comunicar. Com o aparecimento dos smartphones, a estratégia do marketing digital no contexto mobile veio melhorar a experiência dos consumidores, tornando-a mais conveniente, flexível, eficiente e personalizada, através da utilização de aplicações móveis. Atualmente, as aplicações móveis afetam cada vez mais a maneira como o turista se relaciona com o destino, completando a sua experiência turística. Com esta investigação pretende-se entender qual a frequência de utilização das aplicações móveis turísticas e se a sua existência intervém na intenção de visitar a região do Algarve. A análise é realizada através da recolha de dados primários, por questionário, resultando num estudo de carater exploratório. Para mensurar a intenção de uso e aceitação de tecnologias por parte dos utilizadores são utilizados vários modelos. Neste caso, o estudo teve como objetivo validar um instrumento baseado no TAM – Modelo de Aceitação Tecnológica, onde são analisados fatores influenciadores do comportamento dos consumidores perante as novas tecnologias, como a perceção de facilidade de uso e a utilidade percebida. Para além disso, foram ainda analisados vários fatores que contribuem e influenciam a atitude do consumidor perante o mobile marketing, tais como: o risco percebido, o valor percebido e a credibilidade. Os resultados revelaram que a taxa de utilização de aplicações turísticas é bastante positiva, visto que a maioria da amostra as utilizava, indicando como principais razões, o acesso ao feedback de outros utilizadores, o fácil acesso a este tipo de aplicações e a sua rapidez. Por último, foram ainda testadas as correlações dos constructos analisados no modelo TAM.
O setor do turismo caracteriza-se como um dos mais complexos fenómenos sociais e assume-se como uma atividade económica crucial, sendo considerado fundamental para países que apresentam potencial turístico, como o caso de Portugal. Com a constante evolução das tecnologias móveis, o papel do marketing evoluiu e passou a assumir uma nova posição, surgindo o marketing digital, que veio incrementar novas formas e meios de comunicar. Com o aparecimento dos smartphones, a estratégia do marketing digital no contexto mobile veio melhorar a experiência dos consumidores, tornando-a mais conveniente, flexível, eficiente e personalizada, através da utilização de aplicações móveis. Atualmente, as aplicações móveis afetam cada vez mais a maneira como o turista se relaciona com o destino, completando a sua experiência turística. Com esta investigação pretende-se entender qual a frequência de utilização das aplicações móveis turísticas e se a sua existência intervém na intenção de visitar a região do Algarve. A análise é realizada através da recolha de dados primários, por questionário, resultando num estudo de carater exploratório. Para mensurar a intenção de uso e aceitação de tecnologias por parte dos utilizadores são utilizados vários modelos. Neste caso, o estudo teve como objetivo validar um instrumento baseado no TAM – Modelo de Aceitação Tecnológica, onde são analisados fatores influenciadores do comportamento dos consumidores perante as novas tecnologias, como a perceção de facilidade de uso e a utilidade percebida. Para além disso, foram ainda analisados vários fatores que contribuem e influenciam a atitude do consumidor perante o mobile marketing, tais como: o risco percebido, o valor percebido e a credibilidade. Os resultados revelaram que a taxa de utilização de aplicações turísticas é bastante positiva, visto que a maioria da amostra as utilizava, indicando como principais razões, o acesso ao feedback de outros utilizadores, o fácil acesso a este tipo de aplicações e a sua rapidez. Por último, foram ainda testadas as correlações dos constructos analisados no modelo TAM.
Description
Keywords
Marketing Digital Turismo Mobile Marketing Tecnologias Móveis Aplicações Móveis TAM – Modelo de Aceitação Tecnológica Digital Marketing Tourism Mobile Marketing Mobile Technologies TAM - Technology Acceptance Model