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- Impact of Psychopharmaceuticals On Visual System of Non-Targeted Aquatic OrganismsPublication . Barros, Eduarda Daniela SilvaAntidepressants are among the most identified pharmaceuticals in aqueous system, and, as emerging organic pollutants, can exert negative effects of non-target aquatic organisms. As the concentrations in the environment are incessantly increasing the biological impacts of theses compounds in fish have beeun under discussion. The exposure to these pharmaceuticals porducts has been prodicung alterations in behaviour, reproduction, and development. Also, studies demonstrate that exposure to antidepressants result in a substantial rise in mortality, development retardation, morphological anomalies, and pathological changes in brain, heart, and ranial and caudal kidney. The development of the brain and visual system is particularly susceptible to the effects of prenatal exposure to neuroactive drugs. Assessing the visual motor responce in zebrafish, demonstrated that antidepressants most regularly modify the profile os spontaneous locomotion having significant variation in behavioral effects. In fish, global gene expression analysis can reveal effects of toxicants on unexpected biochemical pathways, elucidate mechanisms of toxicity and be utilized for assessment of gene expression profiles to define differences/similarities in responses of organisms to toxicants. The aim of this syudy is to summarize current knowledge about the impacts of neuroactive compounds on non-target animals living in surface waters, especially at the level of the brain and visual system.
- A importância da orientação digital na performance das empresasPublication . Pêgo, Renata Filipa Pereira; Silva, Pedro Bruno Mendonça daO uso das tecnologias digitais é indispensável nas atividades atuais de qualquer empresa. A orientação digital traduz-se na capacidade que uma organização possui para tirar proveito dos benefícios que as tecnologias digitais disponibilizam na execução das suas atividades, nomeadamente na relação das empresas com os seus Stackeholders. Neste sentido, o principal objetivo da presente investigação consiste em avaliar o impacto da orientação digital na capacidade relacional e, consequentemente, na performance venda e não venda das empresas. Além disso, visa estudar o efeito mediador da capacidade relacional da empresa na ligação entre a orientação digital com o desempenho vendas e o desempenho não vendas da empresa. Para isso, desenvolveu-se uma revisão da literatura que permitiu construir um modelo conceptual e as respetivas hipóteses. De seguida, aplicou-se um estudo empírico quantitativo, com recurso a um questionário, endereçado aos departamentos de marketing e/ou diretores de vendas de várias empresas, de modo a obter uma amostra mais objetiva da população. Os programas estatísticos utilizados neste estudo para a análise dos dados foram o SPSS 24.0 e AMOS-SEM 20.0, que ajudaram a validar o modelo conceptual e a testar as hipóteses. Os resultados obtidos permitiram concluir que a orientação digital de uma empresa tem efeitos positivos na sua capacidade relacional com os seus públicos, e consequentemente influencia de forma positiva a sua performance venda e não venda. Além disso, os resultados revelam também o efeito mediador da capacidade relacional da empresa, na ligação entre a orientação digital com o desempenho vendas e o desempenho não vendas da empresa. Por fim, este trabalho apresenta um estudo complementar que analisou o grau de utilização dos canais digitais pelas empresas inquiridas. O presente estudo é um dos primeiros esforços que analisa o papel da orientação digital na capacidade relacional e na performance de uma empresa.
- Determinação do Potencial de Proteção Solar de Plantas da Flora PortuguesaPublication . Barbosa, Sónia Maria Matos; Oliveira, Ana Isabel; Pinho, CláudiaA exposição à radiação solar está associada a problemas como o cancro cutâneo e o fotoenvelhecimento precoce. Como preventivo são utilizados compostos sintéticos em diversos produtos. Contudo, a toxicidade desses compostos tem sido apresentada como um problema comum. Assim, vários compostos naturais têm sido utilizados como modo de proteção. Este trabalho apresenta, assim, como objetivos identificar os principais grupos de compostos presentes nos extratos de plantas estudadas, determinar a atividade antioxidante e determinar o potencial de proteção solar. Para tal, prepararam-se dois extratos (aquoso e metanólico) das plantas Melilotus indicus e Pterospartum tridentatum. Realizou-se um screening fitoquímico e através de métodos in vitro determinou-se a capacidade antioxidante, coeficiente de absorção e o fator de proteção solar. Todos os extratos apresentaram compostos fenólicos, flavonóides, taninos e diterpenóides. O extrato aquoso de P. tridentatum foi o que demonstrou um maior teor de compostos fenólicos totais (615.28±21.28mgGAE/100g) e uma capacidade quelante superior (77.01±3.58µg/mL). No ensaio de eliminação de radicais livres, capacidade de absorção e FPS, o extrato metalónico de P. tridentatum apresentou os melhores resultados, 169.89± 9.00µg/mL, 11.11 e 30.80±2.18, respetivamente. Os extratos apresentam capacidade antioxidante baixa a moderada e uma forte capacidade antioxidante, Fator de proteção solar.
- Estratégias de Marketing Digital – Setor das marcas de moda de luxoPublication . Portela, Ana Sofia Conceição; Teixeira, Sandrina FranciscaO objetivo desta dissertação é perceber como é que as marcas de moda de luxo operam no online. O foco está em estudar as estratégias de marketing digital da amostra selecionada, com o intuito de responder à problemática associada à transparência da experiência de luxo vivenciada nas lojas físicas para o online. A abordagem ao estudo foi feita através da análise dos conteúdos do website e redes sociais sobre 11 marcas de moda de luxo, entre elas Gucci, Louis Vuitton, Chanel, Dior, Balenciaga, Armani, Yves Saint Laurent, Burberry, Hermès, Prada e Fendi, através da utilização da Grelha de Análise de Hansen (2011), Grelha de Merchandising Visual Digital – MVD, de Ha, Kwon, & Lennon (2007), Grelha de Análise de Conteúdo nas Redes Sociais, Facebook e Instagram, de Grassi e Marques (2018) e a Grelha de Desempenho nas Redes Sociais, Facebook e Instagram, de Grassi e Marques (2018). As conclusões mostraram que a maioria das marcas de moda de luxo optam pela estratégia de e-commerce no seu plano de negócios, bem como a promoção dos seus produtos nas redes sociais. Os resultados também permitem concluir que existem múltiplas estratégias e ações que permitem promover os seus produtos no meio online. Contudo, foi possível constatar aspetos que necessitam de melhoria, entre eles a interação com os utilizadores nas redes sociais.
- Antioxidant and Antimicrobial Activity of Plants from Portuguese FloraPublication . Ribeiro, Alexandre; Pinho, Cláudia Marta Libreiro de; Oliveira, Ana Isabel de Freitas Tavares deThrough the years, we have seen the important role of plants in heallth, with valuable drugs being approved derived from phytochemicals. The diversity found in the plant kingdom makes that the properties of many medicinal plants remain unknown. Therefore, this research aims to evaluate the biological activity through antioxidante and antibacterial in vitro assays of three plants from Portuguese flora. It was prepared aqueous and methanolic extracts (AE amd ME, respectively) from Euphorbia paralias, Euphorbia hirsuta, and Trifolium tomentosum. Their total phenolic contente (TPC), capacity to scavenge DPPH radical, and ability to chelate iron ions were evaluated as well as their antibacterial activity agianst Escherichia coli and Staphylococcus aureus, through disc diffusion and broth microdilution methods. Euphorbia species presented their higher radical scavenging capacity (IC50˂50 µg/mL). The ME of E. paralias presented the highest TPC (293.37 ± 20.25 mg GAE/g) and also had the best performance in chelating iron ions. This same extract, along with ME of E. hirsuta, promoted moderate growth inhibition of S. aureus at 10 mg/ml with a MIC value of 1.0 and 2.0 mg/ml, respectively. Our findings provided preliminar knowledge about these plants and highlighted the potentialities of the Euphorbia genus.
- A Utilização das Aplicações Móveis no Setor do Turismo em Portugal: Intenção de visitar a Região do AlgarvePublication . Vasconcelos, Catarina Filipa Madeira Gonçalves de; Reis, José Luís Tavares Pires Dias dos; Teixeira, Sandrina FranciscaThe tourism sector is characterized as one of the most complex social phenomena and assumes itself as a crucial economic activity, being considered fundamental for countries that have tourism potential, such as Portugal. With the constant evolution of mobile technologies, the role of marketing has evolved and has taken on a new position, with the emergence of digital marketing, which has increased new forms and means of communication. With the appearance of smartphones, the strategy of digital marketing in the mobile context has improved the consumer experience, making it more convenient, flexible, efficient and personalized, through the use of mobile applications. Currently, mobile applications increasingly affect the way in which tourists relate to their destination, completing their tourist experience. This research aims to understand the frequency of use of mobile tourist applications and whether their existence intervenes in the intention to visit the Algarve region. The analysis is performed through the collection of primary data, by questionnaire, resulting in an exploratory study. To measure users' intention to use and accept technologies, several models are used. In this case, the study aimed to validate an instrument based on the TAM - Technological Acceptance Model, where factors influencing consumer behavior in relation to new technologies are analyzed, such as the perception of ease of use and the perceived utility. In addition, several factors that contribute and influence the consumer's attitude towards mobile marketing were also analyzed, such as: perceived risk, perceived value and credibility. The results revealed that the rate of use of tourist applications is quite positive, since the majority of the sample used them, indicating as main reasons, access to feedback from other users, easy access to these types of applications and their speed. Finally, the correlations of the constructs analyzed in the TAM model were also tested.