Repository logo
 
Publication

Relatório de Estágio

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorRibeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso
dc.contributor.advisorSá, Susana Marques de
dc.contributor.authorMendes, Mariana da Conceição da Costa
dc.date.accessioned2017-11-28T11:50:03Z
dc.date.available2017-11-28T11:50:03Z
dc.date.issued2017
dc.date.submitted2017
dc.description.abstractO presente relatório de estágio é um documento de qualificação profissional como requisito (parcial) para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, que espelha o processo de desenvolvimento e aprendizagem profissional ao longo da Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada, desenvolvida nos contextos de estágio de Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. No decorrer desta formação inicial, a Prática Educativa Supervisionada constituiu-se como um espaço de mobilização dos conhecimentos científicos, pedagógicos, didáticos, culturais e de investigação, que sustentaram uma prática contextualizada e significativa. A construção de um quadro teórico-legal que fundamentou as reflexões sobre a ação permitiu a adoção de uma postura investigadora e reflexiva, com vista à transformação da prática educativa, agindo de forma adequada às exigências dos contextos. O desenvolvimento de saberes profissionais foi construído através da adoção da metodologia de investigação-ação, apoiado nos processos cíclicos de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação. Através desta metodologia, os sistemáticos momentos de observação e reflexão, individual ou com outros atores do processo de formação profissional, permitiram o desenvolvimento de uma praxis intencional, articulada, diferenciada e significativa. Acresce, ainda, a procura de desenvolvimento da prática educativa baseada numa perspetiva holística e socioconstrutivista da educação, posicionando a criança no centro do processo de ensino e de aprendizagem como construtora do seu conhecimento. Neste sentido, a elaboração deste documento permitiu uma reflexão crítica das ações desenvolvidas, proporcionando a construção de um perfil profissional generalista, através do desenvolvimento de competências pessoais e profissionais adquiridas.pt_PT
dc.description.abstractThe present internship report is a professional qualification document, as a (partial) requirement for the master’s degree in Preschool Education and Primary Education, which reflects the process of development and professional learning throughout the Course of Supervised Educational Practice, developed in two contexts of internship: Preschool Education and Primary Education. Throughout the initial formation, the Supervised Educational Practice constituted a space for mobilizing scientific, pedagogical, didactic, cultural and research knowledge, which supported a contextual and meaningful practice. The creation of a theoretical-legal framework, which grounded the reflections on the action, allowed the adoption of an investigative and reflexive posture, seeking the transformation of the educational practice, acting in a suitable way to the demands of the contexts. The development of professional knowledge was built through the adoption of the Investigation-action methodology, supported by the cyclical processes of observation, planning, action, reflection and evaluation. Through this methodology, the systematic moments of observation and reflection, individual or with other actors of the professional formation process, allowed the development of an intentional, articulated, differentiated and meaningful praxis. In addition, there is a search for the development of educational practice based on a holistic and socio-constructivist perspective of education, placing the child at the center of the teaching and learning process as a constructor of his knowledge. In this sense, the preparation of this document allowed a critical reflection of the actions developed, providing the construction of a general professional profile, through the development of personal and professional skills acquired.pt_PT
dc.identifier.tid201823195
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/10553
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectPrática educativapt_PT
dc.subjectProfissional reflexivopt_PT
dc.subjectMetodologia de investigação-açãopt_PT
dc.subjectEducationpt_PT
dc.subjectEducational practicept_PT
dc.subjectReflective professionalpt_PT
dc.subjectInvestigation-action methodologypt_PT
dc.titleRelatório de Estágiopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_Mariana Mendes_2017.pdf
Size:
2.35 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: