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O perfil de qualificações e o perfil profissional em Portugal

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Abstract(s)

Sabendo que as competências dos profissionais se assumem como uma vantagem competitiva nos mais diversos contextos e áreas de trabalho, perceber se o perfil de qualificação se adequa ao perfil profissional exigido pelo mercado de trabalho, assume-se como um estudo essencial para a perceção das competências trazidas pelos profissionais à entrada nesse mesmo mercado. Nesta dissertação procuramos perceber se o perfil de qualificação das instituições de ensino superior em Educação de Infância (EI) se encontra adequado ao perfil profissional dos EI em Portugal. Neste seguimento e tendo em conta os poucos estudos realizados sobre os elementos de convergência e divergência entre perfil de qualificação e perfil profissional dos profissionais foi realizada uma análise às ofertas educativo-formativas no âmbito da Educação de Infância em Portugal, bem como aos perfis gerais e específicos de desempenho profissional definidos pelo enquadramento normativo-legal nacional. Das análises realizadas ressalta uma valorização das UC de ciências da educação, expressões e práticas profissionais nos diferentes níveis de qualificação e de competências relacionadas, maioritariamente, com a conceção e desenvolvimento do currículo e o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem através da integração do currículo, não sendo tão desenvolvidas pelas instituições de ensino superior competências no âmbito da dimensão profissional, social e ética, bem como do desenvolvimento profissional ao longo da vida.
Knowing that the competences of the professionals are assumed as a competitive advantage in the most diverse contexts and areas of work, to understand if the qualification profile is appropriate to the professional profile demanded by the labor market is assumed as an essential study for the perception of the competences brought by the access to the same market. It is based on this framework, the importance of education and the current job market environment experienced by the Childhood Educators (CE) that in this dissertation we try to understand if the qualification profile of higher education institutions in Childhood Education is adequate to the professional profile of CE in Portugal, considering the general and specific profiles of CE professional performance defined in 2001. In this follow-up, and taking into account the few studies carried out on the elements of convergence and divergence between the qualification profile and the professional profile of professionals from the most diverse areas, a analysis was carried out on eighty-seven educational and training offerings in the field of Early Childhood Education, as well as the analysis of content through a process of categorization of the curricular units (CU) and competences that are surveyed. From the analysis carried out, there is a valuation of CU of education sciences, professional expressions and practices in the different levels of qualification and related competences, mainly, with the design and development of the curriculum and the development of teaching and learning through the integration of the curriculum, competences within the professional, social and ethical dimension and professional development throughout life are not so developed by higher education institutions.

Description

Versão final (Esta versão contém as críticas e sugestões dos elementos do júri)

Keywords

Perfil de qualificações Perfil profissional Competências Educação de infância Qualifications profile Skills Professional profile Childhood education

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