Repository logo
 
Publication

Relatório de Estágio de Qualificação Profissional

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorAraújo, Sara de Barros
dc.contributor.authorVale, Ana Lídia Flores do
dc.date.accessioned2017-06-27T13:21:32Z
dc.date.available2017-06-27T13:21:32Z
dc.date.issued2017
dc.date.submitted2017
dc.description.abstractO presente relatório surge no decorrer da formação inicial da mestranda realizada no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada I e II. Este tem como principal objetivo espelhar todo o processo de desenvolvimento de competências e aprendizagens efetuadas pela mestranda nos estágios realizados, bem como realçar as aprendizagens efetuadas pelas crianças, através de uma visão construtivista e socioconstrutivista. Saliente-se que o conhecimento alcançado não é hirto, pois a aprendizagem é efetuada ao longo da vida. Esta, ao longo dos estágios, prosperou-se com inspiração nos processos de investigação-ação, ressalvando a importância concedida à reflexão, preponderante no desenvolvimento profissional da mestranda. Deste modo, a partir dos processos de observação, planificação, ação, avaliação e reflexão, tornou-se possível a construção de conhecimentos capitais para a ação do/a educador/a de infância. A ação educativa descrita e refletida procurou ir ao encontro das finalidades e dos objetivos inerentes à unidade curricular, assim como ao que se encontra patente no perfil específico do/a educador/a de infância. Desta forma, a par do enquadramento teórico e legal e da caracterização dos contextos educativos da valência de creche e da valência de pré-escolar, afigura-se a análise crítica e reflexiva das intervenções realizadas, tendo como sustentação referentes teóricos basilares para as ações do/a profissional de educação.pt_PT
dc.description.abstractThis report comes up during the initial training from the master´s degree accomplished in Supervised Pedagogical Practice I and II Curricular Unit. This one has the main goal to report the learning process and the skills acquired by the master student in the completed internships, as well as the education provided to children, according to a constructivist and social constructivist perspective. It´s important to emphasize that the acquired knowledge is not static, because the process of learning is achieved throughout life. This process, all the way through intervention, has developed according to a research-action process, excepting the importance granted to reflection, assumed a prominence value in the master student professional development. That way, from processes of observation, planning, action, evaluation and reflection, became possible to build professional knowledge about the action of the kindergarten teacher. The described and reflected educational action intended to follow the purposes and objectives outlined by the curricular unit, as well as to develop the kindergarten teacher's profile. That way, in addition to the theoretical and legal framework and the characterization of the educational contexts of the daycare and pre-school, it appears a reflective and critical analysis of the interventions, with the theoretical references crucial for the professional education actions.pt_PT
dc.identifier.tid201712040
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/9951
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectCriançapt_PT
dc.subjectCrechept_PT
dc.subjectPré-escolarpt_PT
dc.subjectReflexãopt_PT
dc.subjectChildpt_PT
dc.subjectDaycarept_PT
dc.subjectPre-schoolpt_PT
dc.subjectReflectionpt_PT
dc.titleRelatório de Estágio de Qualificação Profissionalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_AnaLídia Vale_2017.pdf
Size:
2.49 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: