Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.84 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Objetivo – O estudo analisa e mede prováveis antecedentes da lealdade do estudante do ensino superior (ES) do Politécnico do Porto (P. Porto).
Metodologia – Estudo empírico, de corte transversal, com pesquisa descritiva de natureza quantitativa confirmatória, a partir da identificação de um modelo teórico, sustentado pela revisão bibliográfica e por determinadas variáveis latentes, admissíveis de permitir investigar possíveis relações entre variáveis antecedentes da lealdade do estudante do ES público. A recolha dos dados foi efetuada através de um instrumento de medida, disponível online, pelo qual se obteve uma amostra válida de 428 inquiridos. Para testar as hipóteses propostas usamos um modelo confirmatório de equações estruturais.
Resultados e conclusões – A maioria das hipóteses e respetivos níveis de associação são confirmadas. É cumprida a validade convergente e discriminante das escalas de medida e uma boa qualidade psicométrica, sendo verificados interessantes níveis de correlação e capacidades preditivas entre as variáveis em estudo. A lealdade do aluno é explicada em 85% pelo conjunto das variáveis satisfação e confiança.
Limitações/implicações – Os resultados obtidos carecem ser analisados com precaução, face ao uso de uma amostra não probabilística. Igualmente, os poucos estudos homólogos existentes em Portugal, no sector em análise, originou algumas limitações na discussão de resultados. A escolha de um grupo de variáveis educativas organizacionais como explicativas poderá constituir outra limitação. As ações de marketing relacional na instituição de ensino superior (IES) são fundamentais para o êxito da estratégia e oferta educativa, situação que os gestores não devem estar desatentos.
Originalidade/valor – Este trabalho possibilita conhecer que tipo de aspetos e estratégias de marketing relacional, em ambiente educativo superior, poderão influenciar a lealdade do estudante do ES politécnico. Por outro lado, à data, foi proposto e analisado um novo modelo de relações entre variáveis antecedentes e consequentes.
Description
Keywords
Marketing relacional Educação Estudante Ensino superior