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- A contabilidade de gestão na Administração Pública: um estudo de casoPublication . Santos, Andreia Alexandra Lopes dos; Silva, Amélia Cristina Ferreira da; Maia, Telma Lúcia Pinto MoreiraA Administração Pública tem sofrido várias transformações, sobretudo porque nos encontramos na era do New Public Management e do Accountability. A administração pública local é a estrutura de poder político mais próxima do cidadão e por isso a pressão social para a transparência dos atos de gestão é sentida de modo direto e permanente. A contabilidade, enquanto mecanismo de prestação de contas, é uma das vertentes deste processo, e é, talvez, a área de saber que mais progressos tem feito no sentido da promoção da transparência das contas públicas. Da necessidade de atualização da contabilidade pública em Portugal, foi aprovado o Sistema de Normalização Contabilística para as Administrações Públicas, visto o anterior normativo e os seus planos setoriais se encontrarem desatualizados. O SNC-AP tem por base o SNC e as normas internacionais (IPSAS). A integração dos subsistemas de contabilidade orçamental, financeira e de gestão, ainda que obrigatória desde a publicação do anterior normativo, não tem sido praticada por grande parte das nossas instituições, em particular no que concerne à contabilidade de gestão. Esta investigação debruçar-se-á sobre a contabilidade de gestão nas administrações públicas. A norma de contabilidade pública n.º 27, parte integrante do SNC-AP, incide sobre este subsistema de contabilidade. Este trabalho aplica a metodologia de investigação-ação. Com base no caso da Câmara Municipal de Valongo procuramos analisar o modelo atual e as necessidades de ajustamento face à introdução desta norma. Usamos a análise documental e entrevistas para recolha de dados. O caso em estudo revela que as autarquias que, como a CMV, já tinham a contabilidade analítica implementada no âmbito do POCAL, não necessitarão de ajustamentos significativos. Não obstante, a introdução do normativo constitui uma oportunidade de reflexão crítica que pode contribuir para uma melhoria importante dos modelos já implementados. Este estudo pode ser útil para outros municípios que estão em fase de implementação do SNC-AP, em particular na aplicação da norma n.º 27.
- Os antecedentes da lealdade do estudante do ensino superior: um estudo empírico no P.PortoPublication . Santos, Telma Manuela Guedes dos; Gonçalves, Paulo Jorge PinheiroObjetivo – O estudo analisa e mede prováveis antecedentes da lealdade do estudante do ensino superior (ES) do Politécnico do Porto (P. Porto). Metodologia – Estudo empírico, de corte transversal, com pesquisa descritiva de natureza quantitativa confirmatória, a partir da identificação de um modelo teórico, sustentado pela revisão bibliográfica e por determinadas variáveis latentes, admissíveis de permitir investigar possíveis relações entre variáveis antecedentes da lealdade do estudante do ES público. A recolha dos dados foi efetuada através de um instrumento de medida, disponível online, pelo qual se obteve uma amostra válida de 428 inquiridos. Para testar as hipóteses propostas usamos um modelo confirmatório de equações estruturais. Resultados e conclusões – A maioria das hipóteses e respetivos níveis de associação são confirmadas. É cumprida a validade convergente e discriminante das escalas de medida e uma boa qualidade psicométrica, sendo verificados interessantes níveis de correlação e capacidades preditivas entre as variáveis em estudo. A lealdade do aluno é explicada em 85% pelo conjunto das variáveis satisfação e confiança. Limitações/implicações – Os resultados obtidos carecem ser analisados com precaução, face ao uso de uma amostra não probabilística. Igualmente, os poucos estudos homólogos existentes em Portugal, no sector em análise, originou algumas limitações na discussão de resultados. A escolha de um grupo de variáveis educativas organizacionais como explicativas poderá constituir outra limitação. As ações de marketing relacional na instituição de ensino superior (IES) são fundamentais para o êxito da estratégia e oferta educativa, situação que os gestores não devem estar desatentos. Originalidade/valor – Este trabalho possibilita conhecer que tipo de aspetos e estratégias de marketing relacional, em ambiente educativo superior, poderão influenciar a lealdade do estudante do ES politécnico. Por outro lado, à data, foi proposto e analisado um novo modelo de relações entre variáveis antecedentes e consequentes.