Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Aplicações da Web social como complemento da aprendizagem no ensino superior: um caso de estudo

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
COM_LinoOliveira_2008_2.pdf233.02 KBAdobe PDF Download
licença.txt1.74 KBLicense Download

Advisor(s)

Abstract(s)

A mudança de paradigma imposta pelo Processo de Bolonha, em que o aluno passa a ser responsável pela sua aprendizagem, e uma nova geração de estudantes universitários com maiores aptidões tecnológicas, representam um enorme desafio para as Instituições de Ensino Superior. A utilização no ensino, de novos conceitos da Web Social, suportados por aplicações habitualmente designadas de Web 2.0, com as quais estes novos estudantes se sentem à-vontade, poderá trazer benefícios em termos de motivação, frequência e qualidade do envolvimento nas actividades académicas. Neste artigo é apresentada uma experiência pedagógica envolvendo uma plataforma de ensino a distância e aplicações centradas na Web, cujos resultados permitem perspectivar de que a utilização conjunta deste tipo de aplicações poderão contribuir significativamente para que os alunos do ensino superior obtenham competências diferenciadas em domínios habitualmente deficitários.

Description

Keywords

E-learning Web 2.0 Web social Trabalho colaborativo Metodologias de ensino/aprendizagem

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Universidad de Vigo

CC License