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Santos, Sandra Cristina Silva

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  • Arriscar a Mudança: os desafios dos modelos multinível no ensino da leitura e da escrita
    Publication . Viana, Fernanda Leopoldina; Ribeiro, Iolanda; Morgado, Celda (Choupina, Celda); Cadime, Irene; Santos, Sandra; Rodrigues, Bruna; Costa, Helena; Cosme, Maria; Ramos, Rui
    O conhecimento científico produzido nas últimas décadas no que concerne ao ensino da leitura e da escrita deve ser apropriado por quem tem a complexa tarefa de ensinar estas competências básicas e deve ser transformado em práticas refletidas. Esta obra, que resultou da implementação, num Agrupamento de Escolas, de um projeto de investigação-ação, pretende contribuir para essa apropriação. O projeto tinha os seguintes objetivos: assegurar a transferência do conhecimento científico para o processo de ensino da leitura; construir e testar um modelo que operacionalize as medidas universais de aprendizagem; definir, testar e validar procedimentos de sinalização de alunos em risco na aprendizagem da leitura; validar modelos alternativos e inclusivos de intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura; definir linhas orientadoras para a implementação e posterior disseminação de um modelo de sinalização, diagnóstico e intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura; promover o sucesso escolar na área da leitura. O trabalho colaborativo desenvolvido conduziu à implementação de um conjunto de sequências didáticas e de instrumentos de avaliação (provas de rastreio e de monitorização) que, anexados a esta obra, passam a estar disponíveis para utilização. O rastreio universal implementado permitiu a identificação precoce dos alunos «em risco» na aprendizagem da leitura e a planificação de intervenções que atendessem a diferentes perfis de risco, num processo discutido e refletido com os professores titulares e de apoio educativo, e do qual se dá conta nesta obra. Por sua vez, as provas de monitorização permitiram aferir a progressão dos alunos ao nível das regras de conversão grafema-fonema e fonema-grafema, evitando a cristalização de dificuldades iniciais, bem como ao nível da compreensão da leitura. A progressiva diminuição dos alunos «em risco» ao longo dos anos letivos em que o projeto foi implementado é particularmente relevante, atendendo a que a população-alvo deste projeto era constituída, maioritariamente por alunos oriundos de níveis socioeconómicos desfavorecidos, com 60.3% dos mesmos abrangidos pela Ação Social Escolar. Os resultados das provas de aferição realizadas no final do 2º ano melhoraram de forma substantiva, confirmando que é possível contrariar trajetórias de insucesso determinadas pela desigualdade social e que vale a pena arriscar a mudança.