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  • Sexismo ambivalente, atitudes perante os papéis de género e estratégias de antecipação da conciliação entre vida familiar e vida profissional
    Publication . Serrão, Carla; Martins, Teresa; Cardoso, Márcia; Botelho, Sara; Moreira, Rui; Cadima, Joana
    Com o intuito de avaliar as atitudes face à igualdade entre homens e mulheres, a ideologia de género e as estratégias de antecipação da conciliação entre vida familiar e vida profissional, foi aplicada uma bateria de testes a 408 sujeitos de ensino superior
  • Plano de Igualdade da ESE.IPP
    Publication . Serrão, Carla; Martins, Teresa; Cardoso, Márcia; Moreira, Rui; Botelho, Sara
    Com vista à concretização da igualdade de oportunidades entre mulheres e homens, são definidos Planos para a Igualdade nas organizações, considerando-se que estes se revelam como importantes instrumentos no sentido da execução de mudanças efetivas que conduzam a essa meta. OsPlanos de Igualdade nas organizações surgem, neste sentido, como contributo significativo para potenciar uma estratégia de mainstreaming de género, ou seja, de “transversalização da Igualdade de Género a todos os domínios de política e de funcionamento das instituições” (Ferreira, 2011, p.2). Devem constituir-se, por isso, como instrumentos capazes “de introduzir a coerência e a sistematicidade necessárias à reforma de qualquer coletivo organizado” (p. 3).
  • Representações de colaboradores e colaboradoras da ESE.IPP sobre o processo de conciliação da vida profissional, familiar e pessoal e o papel da Organização neste âmbito
    Publication . Serrão, Carla; Martins, Teresa; Cardoso, Márcia; Botelho, Sara; Moreira, Rui
    O presente estudo incide sobre as representações que os colaboradores e as colaboradoras da Escola Superior de Educação (ESE) do Instituo Politécnico do Porto (IPP) têm sobre o processo de conciliação entre vida profissional e familiar e vida pessoal, tendo como objetivo compreender: 1)os significados e opiniões dos/as participantes sobre a temática da conciliação entre vida profissional, familiar e pessoal; 2)as estratégias que desencadeiam e as dificuldades que sentem os/as participantes ao nível da conciliação entre vida profissional, familiar e pessoal; 3)o papel da ESE.IPP na facilitação de processos de conciliação entre vida profissional, familiar e pessoal dos seus colaboradores e das suas colaboradoras; 4)as opiniões dos/as participantes sobre a preocupação da ESSE.IPP no que diz respeito ao apoio nos processos de conciliação entre vida profissional, familiar e pessoal do seu pessoal docente e não docente. Trata-se de um estudo de caráter qualitativo, descritivo e exploratório, com base no qual se pretende criar um referencial de boas práticas organizacionais com vista à promoção da conciliação da atividade profissional com a vida familiar e pessoal.
  • Identidades (des)cobertas na aprendizagem inter-geracional
    Publication . Martins, Teresa; Serrão, Carla
    A intergeracionalidade significa, forçosamente, abrir espaços de diálogo e de troca de experiências entre gerações, com vista ao enriquecimento reciproco. Perante este cenário, desenvolveu-se um projeto intergeracional, entendido como vínculos sociais que criam propósitos e crescente troca de recursos e aprendizagens entre as gerações mais velhas e mais novas. O presente relato descreve o processo formativo desenvolvido no âmbito de várias Unidades Curriculares de um Curso Técnico Superior Profissional de Gerontologia, de uma Instituição de Ensino Superior do grande Porto. Este relato apresenta os movimentos criados e (co)construídos com vista a proporcionar uma oportunidade educativa de troca de saberes e de vivencias, de diversos modos de pensar, de agir e de sentir e, assim, renovar opiniões e visões acerca do mundo, das comunidades e das pessoas. Para a concretização destas aprendizagens, partiu-se da reflexão de temáticas específicas que, em conjunto, escolhidas foram o mote para o desenvolvimento psicoemocional, social e cognitivo de todos os intervenientes. Os resultados sugerem que o projeto intergeracional promoveu ganhos recí-procos significativos; se constituiu como um veículo de intercâmbio real e su-cessivo de recursos e de aprendizagens entre as gerações, tanto nos planos cognitivo, comportamental, como atitudinal.