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- Sleep and quality of life in college students:comparison between sexesPublication . Reis, Anaïs; Miranda, Leonor; Pereira, Ilídio; Oliveira, JoséCollege students are undergoing major academic and psychosocial pressures and show preference for evening activities. Due to the increasing enrollment in higher education and the propensity for sleep problems could jeopardize the health, academic performance and quality of life, the goal was to analyze the relationship between perceptions of quality of sleep (QS) and the perception of quality of life (QoL) among college students, comparing sexes.
- Impacto de uma experiência b-Learning em Problem Based LearningPublication . Miranda, Leonor; Faias, Joaquim; Pereira, Ilídio; Coelho, Tiago; Amorim, Humberta; Baylina, Pilar; Monteiro, Fátima; Curado, HenriqueFace aos desafios de otimizar o processo de ensino aprendizagem, numa convergência com as melhores práticas internacionais, foi realizada alguma experiência b-Learning (bL) num sistema pedagógico de Problem Based Learning (PBL), atualmente adotado pelo curso de Terapia ocupacional (TO) da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto (ESTSP). Esta iniciativa pretendeu confluir adequadamente com a reforma Bolonha1,2, com recomendações da European Network of Occupational Therapy in Higher Education3 e da Quality Assurance Agency for Higher Education4, e com algumas necessidades emergentes da melhoria contínua do processo de ensino aprendizagem do curso de TO5,6. Inclusive, a avaliação desta experiência visa contribuir para a identificação de oportunidades de melhoria.
- Perceived quality of life among first-year health students engaged in problem based learning and traditional teaching model: First-year students of allied health sciencesPublication . Oliveira, Alexandra; Salgado, Ana Isabel; Magalhães, Andreia; Faias, Joaquim; Miranda, LeonorQuality of Life (QoL) is a broad measure that captures the extent to which personal satisfaction with overall life circumstances is achieved. The transition to college can be a challenging event due to unique environment changes. So first-year students are special vulnerable to stress which has been associated with a variety of negative outcomes, including general and health-related QoL. Difficulties in integrating the system are common, among them are adjustment problems to learning and teaching models. This work focus on first-year students of a higher education health school, were coexist mainly two teaching models: problem based learning (PBL) and traditional (TTM). This study aims to compare the two models concerning QoL. The results suggest that QoL is good in both models, but TTM scored higher values in each dimension of QoL. Regarding personal accomplishment feelings, PBL students had significantly higher values. Our findings highlight the importance of the pedagogical model on student well-being, especially on beliefs concerning their abilities, expectations of success and self-efficacy already on 1st year.
- Sono e dor musculoesquelética cervical em atletas de voleibolPublication . Figueiras, Benedita; Gomes, Sofia; Faria, Brígida Mónica; Bohn, Lucimere; Miranda, LeonorA dor cervical é frequente em jogadores de voleibol e pode comprometer o desempenho ocupacional e a participação no sono. A terapia ocupacional, numa compreensão holística da problemática da dor cervical e do sono nestes atletas (Leive et al., 2020), enquanto seres ocupacionais (Gomes et al., 2021), poderá desempenhar um relevante papel na avaliação e intervenção terapêutica, e consequentemente na promoção da saúde (Bisht et al., 2021).
- Dor musculosquelética lombar e qualidade de vida em praticantes de musculaçãoPublication . Alves, André; Silva, Mariana; Nascimento, Ana Paula; Bohn, Lucimére; Miranda, LeonorA prática de musculação aparece ligada a benefícios para a saúde e bem-estar, mas também surge associada a queixas de dor musculoesquelética lombar (Scriven et al., 2004), podendo estas ter impacto na participação ocupacional e na qualidade de vida (QdV). A terapia ocupacional, tanto numa perspetiva de prevenção como de intervenção, visa a promoção da participação ocupacional e da qualidade de vida (Gomes et al., 2004).
- Life quality of students in PBL and traditional teaching modelsPublication . Silva, Ana; Miranda, Leonor; Oliveira, Alexandra; Salgado, Ana; Magalhães, Andreia; Faias, Joaquim; Oliveira, RosaGetting into Higher Education presents demanding solicitations that may affect academic performance, health and Quality of Life (QL).
- Qualidade do sono e dor lombar inespecífica em trabalhadores portuguesesPublication . Almeida, Paula; Figueiras, Benedita; Silva, Mariana; Faria, Brígida Mónica; Bohn, Lucimére; Miranda, LeonorO sono tem um papel fundamental na saúde e no desempenho das atividades de vida diária, tal como o trabalho, e podem ser comprometidos pela dor. A dor lombar inespecífica tem sido referida como uma das maiores justificações para a incapacidade no trabalho.
- Programa de redefinição de estilos de vida para mulheres com diagnóstico recente de cancro da mamaPublication . Lopes, Ana Luísa; Patriota Araújo, Aline; Marques, António; Portugal, Paula; Miranda, Leonor; Campos, Filipa; Simões De Almeida, Raquel; Sousa, Sara; Simões-Silva, VitorEm Portugal, o cancro da mama é a doença oncológica mais prevalente nas mulheres, sendo associado a alterações nos estilos de vida das mesmas. O relato de diminuição de qualidade de vida e bem-estar é comum nesta população, sendo então importante uma intervenção focada nas suas necessidades em cada dimensão dos estilos de vida. Com este programa piloto pretende-se proporcionar ferramentas essenciais para melhorar a perceção de bem-estar e qualidade de vida. O programa tem por base uma intervenção individualizada e em grupo, priorizando as necessidades de cada participante, através das abordagens holística e psicoeducativa, da criação de um grupo de ajuda mútua, da aplicação do programa, da equipa multidisciplinar e do convite de profissionais especializados em diferentes áreas. A avaliação do impacto do mesmo é realizada através de questionários, criados pelos terapeutas ocupacionais fundadores, e de instrumentos de avaliação validados para a população portuguesa. Espera-se que após o programa, a consciencialização da importância de um estilo de vida saudável e personalizado, bem como o envolvimento e a participação em atividades significativas e satisfatórias sejam aumentados, através da integração e automatização de mudanças comportamentais no quotidiano de cada participante. Conclusão: O presente programa é piloto uma vez que não existe em Portugal nenhum programa que intervenha em todas as dimensões dos estilos de vida, nesta população. Desta forma, após avaliação do impacto do mesmo é possível a alteração e adaptação das intervenções do mesmo para a aumentar os benefícios e diminuir os riscos da sua implementação.