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  • Mestrado em Engenharia Civil - 2020 - Dissertação/ Projeto/ Estágio
    Publication . Oliveira, Maria do Rosário; Ribeiro, Diogo; Portela, Maria da Fátima; Santos, Ricardo; Neto, Teresa Carvalho
    Desde a edição do E-book MEC 2018 / 2019 decorreu mais um ano letivo e novos trabalhos de Dissertação/Projeto/Estágio foram desenvolvidos pelos estudantes finalistas do curso do Mestrado em Engenharia Civil do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) e que aqui se pretendem compilar. A partir da estrutura curricular do ciclo de estudos conducente ao grau de mestre, e no âmbito do plano de estudos do Mestrado em Engenharia Civil do ISEP (MEC), o processo de formação dos estudantes integra uma unidade curricular de Dissertação ou Projeto ou Estágio (DIPRE) que decorre no 4º semestre letivo. Na unidade curricular de DIPRE, os estudantes desenvolvem uma dissertação de natureza científica ou um trabalho de projeto, que devem ser originais e especialmente realizados para este fim, ou um relatório de estágio de natureza curricular que decorre em ambiente empresarial. Neste contexto, os temas propostos compreendem as seguintes áreas de especialização da Engenharia Civil: construções, estruturas, infraestruturas e gestão da construção, e têm por desiderato permitir aos estudantes a demonstração dos conhecimentos e da capacidade de compreensão aprendidos ao longo do ciclo de estudos em apreço. Os temas objeto das dissertações, dos projetos ou dos relatórios de estágios permitem e constituem a base de desenvolvimento de aplicações originais, em contexto de investigação experimental. Promovem, assim, a pesquisa de informação, a análise de situações novas, o desenvolvimento de metodologias e técnicas de abordagem de problemas, a recolha de dados e o cruzamento e interpretação dos mesmos, a sistematização das conclusões e o estabelecimento de perspetivas futuras. Com os trabalhos desenvolvidos em DIPRE, os estudantes devem evidenciar as suas capacidades de compreensão e de resolução de problemas em situações novas e em contextos alargados e multidisciplinares, ainda que relacionados com as suas áreas de estudo. Demostram ainda capacidade para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta, incluindo reflexões sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultem dessas soluções e desses juízos. Tudo isto se traduz em competências que permitem uma aprendizagem ao longo da vida, de um modo fundamentalmente auto-orientado ou autónomo. O presente documento compila os trabalhos realizados no âmbito da unidade curricular de DIPRE do Mestrado de Engenharia Civil do ISEP, referentes a dissertações, projetos e relatórios de estágios desenvolvidos no ano letivo 2019-2020, nas áreas de especialização de construções, estruturas, gestão da construção e infraestruturas. No total foram realizados 19 trabalhos, envolvendo 19 estudantes, 25 docentes orientadores/coorientadores e 13 supervisores das empresas. Os trabalhos em ambiente empresarial decorreram nas empresas/instituições Construções VILA MAIOR Lda, ENESCOORD - Coordenação e Gestão de Projectos e Obras Lda, Garcia, Garcia SA, Porto Estádio SA, NCREP - Consultoria em Reabilitação do Edificado e Património Lda, FISCOR – Serviços de Engenharia Lda, OMEGAFLOW - Soluções de Engenharia Lda, CIVITEC Engenharia Lda, DAJ – Engenheiros Associados Lda, CCAD - Serviços de Engenharia Lda, CACAO - Civil Engineering Lda, GEG - Engineering Structures for Life, Águas de Douro e Paiva SA, às quais a direção do MEC deixa aqui registado um agradecimento por toda a colaboração e disponibilidade no acolhimento dos seus estudantes.
  • Projeto integrado - Licenciatura em Engenharia Civil - 2020
    Publication . Ribeiro, Diogo; Portela, Maria da Fátima; Oliveira, Maria do Rosário; Santos, Ricardo Pereira; Silva, Teresa Neto
    No âmbito do plano de estudos da Licenciatura em Engenharia Civil do ISEP (LEC), o processo de formação dos estudantes culmina com a unidade curricular de Projeto Integrado (PROJI), que decorre no 2º semestre do 3º ano letivo e onde os estudantes desenvolvem em grupo, sob orientação de um docente, um projeto de aplicação dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso. Em alternativa os estudantes poderão optar por realizar um trabalho individual inserido em ambiente empresarial e que decorre sob a orientação de um docente e um supervisor da empresa. Na UC de Projeto Integrado são propostos temas em quatro subdomínios da Engenharia Civil, nomeadamente estruturas, infraestruturas, construções e gestão da construção, onde se pretende proporcionar aos estudantes o contacto com um problema concreto, tão semelhante quanto possível aos que irão encontrar na sua futura atividade profissional. O presente documento compila os resumos dos relatórios realizados no âmbito da unidade curricular de Projeto Integrado, referentes a trabalhos em ambiente empresarial e projetos, desenvolvidos no ano letivo 2019-2020. No total foram realizados 29 trabalhos, dos quais 12 decorreram em ambiente empresarial e 17 sob a orientação de docentes do ISEP, envolvendo 39 estudantes, 19 docentes e 11 supervisores das empresas. Os trabalhos em ambiente empresarial decorreram em 11 empresas/instituições (Euromodal, Politécnico do Porto, Casais, Kinetika, Civitraço, Blackcurrant, Universidade Católica do Porto, Telhabel, VN2R, José Teixeira - Engenharia e Construção e JLEngenharia), às quais a direção da LEC gostaria de expressar um agradecimento por toda a colaboração e disponibilidade no acolhimento dos estudantes da LEC. Importa ainda referir que devido aos constrangimentos provocados pela pandemia COVID-19, muitos dos trabalhos que inicialmente estavam previstos serem realizados em ambiente empresarial passaram para projetos.
  • Projeto Integrado - Licenciatura em Engenharia Civil – 2021
    Publication . Ribeiro, Diogo; Portela, Maria da Fátima; Oliveira, Maria do Rosário; Santos, Ricardo Pereira; Silva, Teresa Neto
    No âmbito do plano de estudos da Licenciatura em Engenharia Civil do ISEP (LEC), o processo de formação dos estudantes culmina com a unidade curricular de Projeto Integrado (PROJI), que decorre no 2º semestre do 3º ano letivo e onde os estudantes desenvolvem em grupo, sob orientação de um docente, um projeto de aplicação dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso. Em alternativa os estudantes poderão optar por realizar um trabalho individual inserido em ambiente empresarial e que decorre sob a orientação de um docente e um supervisor da empresa. Na UC de Projeto Integrado são propostos temas em quatro subdomínios da Engenharia Civil, nomeadamente estruturas, infraestruturas, construções e gestão da construção, onde se pretende proporcionar aos estudantes o contacto com um problema concreto, tão semelhante quanto possível aos que irão encontrar na sua futura atividade profissional. O presente documento compila os resumos dos relatórios realizados no âmbito da unidade curricular de Projeto Integrado, referentes a trabalhos em ambiente empresarial e projetos, desenvolvidos no ano letivo 2020-2021. No total foram realizados 35 trabalhos, dos quais 17 decorreram em ambiente empresarial e 18 sob a orientação de docentes do ISEP, envolvendo 51 estudantes, 21 docentes e 20 supervisores das empresas. Os trabalhos em ambiente empresarial decorreram em 14 empresas/instituições (Telhabel, BIMMS, Engenho & Obra, Águas do Porto, Mota-Engil, Lúcios, Garcia Garcia, Senqual, Politécnico do Porto, Portgás, Kinetika, Casais, VN2R e JL Engenharia), às quais a direção da LEC gostaria de expressar um agradecimento por toda a colaboração e disponibilidade no acolhimento dos estudantes da LEC.
  • Mestrado em Engenharia Civil - 2021 - Dissertação/Projeto/Estágio
    Publication . Oliveira, Maria do Rosário; Ribeiro, Diogo; Portela, Maria da Fátima; Santos, Ricardo; Neto, Teresa Carvalho
    Passado o ano letivo 2020/2021, em contexto peculiar de pandemia, aqui estamos de novo a compilar os trabalhos realizados pelos estudantes do Mestrado de Engenharia Civil do ISEP, no âmbito da unidade curricular de Dissertação ou Projeto ou Estágio (DIPRE). A partir da estrutura curricular do ciclo de estudos conducente ao grau de mestre, e no âmbito do plano de estudos do Mestrado em Engenharia Civil do ISEP (MEC), o processo de formação dos estudantes integra uma unidade curricular de Dissertação ou Projeto ou Estágio (DIPRE) que decorre no 4º semestre letivo. Na unidade curricular de DIPRE, os estudantes desenvolvem uma dissertação de natureza científica ou um trabalho de projeto, que devem ser originais e especialmente realizados para este fim, ou um relatório de estágio de natureza curricular que decorre em ambiente empresarial. Neste contexto, os temas propostos compreendem as seguintes áreas de especialização da Engenharia Civil: construções, estruturas, infraestruturas e gestão da construção, e têm por desiderato permitir aos estudantes a demonstração dos conhecimentos e da capacidade de compreensão aprendidos ao longo do ciclo de estudos em apreço. Os temas objeto das dissertações, dos projetos ou dos relatórios de estágios permitem e constituem a base de desenvolvimento de aplicações originais, em contexto de investigação experimental. Promovem, assim, a pesquisa de informação, a análise de situações novas, o desenvolvimento de metodologias e técnicas de abordagem de problemas, a recolha de dados e o cruzamento e interpretação dos mesmos, a sistematização das conclusões e o estabelecimento de perspetivas futuras. Com os trabalhos desenvolvidos em DIPRE, os estudantes evidenciam as suas capacidades de compreensão e de resolução de problemas em situações novas e em contextos alargados e multidisciplinares, ainda que relacionados com as suas áreas de estudo. Demostram ainda capacidade para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta, incluindo reflexões sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultem dessas soluções e desses juízos. Tudo isto se traduz em competências que permitem uma aprendizagem ao longo da vida, de um modo fundamentalmente auto-orientado ou autónomo. O presente documento compila os trabalhos realizados no âmbito da unidade curricular de DIPRE do MEC, referentes a dissertações, projetos e relatórios de estágios desenvolvidos no ano letivo 2020-2021, nas áreas de especialização de construções, estruturas e gestão da construção. No total foram realizados 22 trabalhos, envolvendo 22 estudantes, 28 docentes orientadores/coorientadores e 10 supervisores das empresas. Os trabalhos em ambiente empresarial contaram com a colaboração das empresas/instituições: Add Building – Gestão e Serviços), LF Infinitech - Engenharia, Tramel - Serralharias, Grupo ACA - Engenharia, Omega - Serviços de Engenharia, JFA - Engenharia, Blackcurrant – Engenharia e Arquitetura, Dr. Building – Diagnóstico e Reabilitação de Edifícios, NCREP – Consultoria em Reabilitação do Edificado e Património e VPM - Vaz Pinto Mendes, às quais a direção do MEC deixa aqui registado um agradecimento por toda a disponibilidade demonstrada no acolhimento dos seus estudantes.
  • Mestrado em Engenharia Civil: 2019: Dissertação, Projeto, Estágio
    Publication . Oliveira, Maria do Rosário; Ribeiro, Diogo; Portela, Maria da Fátima; Santos, Ricardo; Neto, Teresa Carvalho
    A partir da estrutura curricular do ciclo de estudos conducente ao grau de mestre, e no âmbito do plano de estudos do Mestrado em Engenharia Civil do ISEP (MEC), o processo de formação dos estudantes integra uma unidade curricular de Dissertação ou Projeto ou Estágio (DIPRE) que decorre no 4º semestre letivo. Na unidade curricular de DIPRE, os estudantes desenvolvem uma dissertação de natureza científica ou um trabalho de projeto, que devem ser originais e especialmente realizados para este fim, ou um relatório de estágio de natureza curricular que decorre em ambiente empresarial. Neste contexto, os temas propostos compreendem as seguintes áreas de especialização da Engenharia Civil: construções, estruturas, infraestruturas e gestão da construção, e têm por desiderato permitir aos estudantes a demonstração dos conhecimentos e da capacidade de compreensão aprendidos ao longo do ciclo de estudos em apreço. Os temas objeto das dissertações, dos projetos ou dos relatórios de estágios permitem e constituem a base de desenvolvimento de aplicações originais, em contexto de investigação experimental. Promovem, assim, a pesquisa de informação, a análise de situações novas, o desenvolvimento de metodologias e técnicas de abordagem de problemas, a recolha de dados e o cruzamento e interpretação dos mesmos, a sistematização das conclusões e o estabelecimento de perspetivas futuras. Com os trabalhos desenvolvidos em DIPRE, os estudantes devem evidenciar as suas capacidades de compreensão e de resolução de problemas em situações novas e em contextos alargados e multidisciplinares, ainda que relacionados com as suas áreas de estudo. Demostram ainda capacidade para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta, incluindo reflexões sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultem dessas soluções e desses juízos. Tudo isto se traduz em competências que permitem uma aprendizagem ao longo da vida, de um modo fundamentalmente auto-orientado ou autónomo. O presente documento compila os trabalhos realizados no âmbito da unidade curricular de DIPRE do Mestrado de Engenharia Civil do ISEP, referentes a dissertações, projetos e relatórios de estágios desenvolvidos no ano letivo 2018-2019, nas áreas de especialização de construções e estruturas. No total foram realizados 20 trabalhos, envolvendo 20 estudantes, 21 docentes orientadores/coorientadores e 4 supervisores das empresas. Os trabalhos em ambiente empresarial decorreram nas empresas/instituições BeCertif, CCAD, Câmara Municipal de Gaia e Câmara Municipal de Matosinhos, às quais a direção do MEC deixa aqui registado um agradecimento por toda a colaboração e disponibilidade no acolhimento dos seus estudantes.
  • Projeto Integrado - Licenciatura em Engenharia Civil – 2022
    Publication . Ribeiro, Diogo; Portela, Maria da Fátima; Oliveira, Maria do Rosário; Santos, Ricardo; Silva, Teresa Neto
    No âmbito do plano de estudos da Licenciatura em Engenharia Civil do ISEP (LEC), o processo de formação dos estudantes culmina com a unidade curricular de Projeto Integrado (PROJI), que decorre no 2º semestre do 3º ano letivo e onde os estudantes desenvolvem em grupo, sob orientação de um docente, um projeto de aplicação dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso. Em alternativa os estudantes poderão optar por realizar um trabalho individual inserido em ambiente empresarial e que decorre sob a orientação de um docente e um supervisor da empresa. Na UC de Projeto Integrado são propostos temas em quatro subdomínios da Engenharia Civil, nomeadamente estruturas, infraestruturas, construções e gestão da construção, onde se pretende proporcionar aos estudantes o contacto com um problema concreto, tão semelhante quanto possível aos que irão encontrar na sua futura atividade profissional. O presente documento compila os resumos dos relatórios realizados no âmbito da unidade curricular de Projeto Integrado, referentes a trabalhos em ambiente empresarial e projetos, desenvolvidos no ano letivo 2021-2022. No total foram realizados 34 trabalhos, dos quais 22 decorreram em ambiente empresarial e 12 sob a orientação de docentes do ISEP, envolvendo 44 estudantes, 23 docentes e 21 supervisores das empresas. Os trabalhos em ambiente empresarial decorreram em 20 empresas/instituições (Bouça Engenharia e Arquitetura, JL Engenharia, ACAGeo, Kinetika, ACA Engenharia e Construção, Chryso, Risco Invert, A400, log acústica, Diligentparallel, Construções Josés, CivilSpot, Techonis, Garcia Garcia, Omatapalo, Geo latitude, BIMMS, Newton, VN2R e Águas e Energia do Porto), às quais a direção da LEC gostaria de expressar um agradecimento por toda a colaboração e disponibilidade no acolhimento dos estudantes da LEC.