Repository logo
 

Search Results

Now showing 1 - 2 of 2
  • Collection and organization of information within the scope of a curricular internship
    Publication . Ramos, Cristiana; Martins, Susana; Vidal de Carvalho, Joao; Braga, Inês; Osório Cardoso, Maria Ivone; Carvalho, Ana Branca; Santos, Eleonora
    A ligação do Ensino Superior com o mercado de trabalho é algo muito importante e progressivamente mais reconhecido pela academia e pelo mundo do trabalho, mostrando-se fundamental um diálogo cada vez mais regular entre ambos, para que possa haver um alinhamento de atuação e vantagens para ambas as partes. Na presente investigação pretende-se demonstrar como uma licenciatura portuguesa da área da Ciência da Informação atribuindo papel de destaque aos estudantes, como motores das suas aprendizagens, enquanto os professores passaram a ser mediadores do conhecimento, integrando no seu plano de estudos uma unidade curricular obrigatória de Estágio, devendo os seus estudantes finalistas de 3.º ano desenvolverem um estágio numa instituição, durante um período de 192 horas. O processo de orientação conta com um orientador da instituição (e coorientador, caso necessário) bem como com o tutor da instituição acolhedora de estágio, os quais fixam um plano de atuação, o qual envolve conhecimentos e a aplicação de competências desenvolvidas na parte curricular da licenciatura. Para além da introdução, esta investigação integra a revisão da literatura onde é apresentada uma perspetiva geral do problema abordado, com base na literatura publicada sobre a área em estudo, tendo como tópicos a Ciência da Informação, Gestão da Informação, Gestão do Conhecimento, Relação da Gestão da Informação com a Gestão do Conhecimento, Bases de Dados, Sistemas de Gestão de Bases de Dados e Modelação de dados. No capítulo relativo à metodologia é feita uma descrição detalhada de todas as atividades desenvolvidas durante a realização do estágio e o capítulo relativo aos resultados apresenta os artefactos produzidos, encerrando-se o trabalho com a respetiva conclusão.
  • The Fisherman's Route - Project of sustainability and pedagogical practices
    Publication . Carvalho, Milena; Martins, Susana; Santos, Eleonora; Carvalho, Ana Branca
    he Fisherman's Route is a collaborative project implemented through training and pedagogical innovation and the integration of final year students from LCTDI (ISCAP-P.Porto) in the curricular unit of Internship for the application of the skills of the Information Professional (IP) for the 21st century. Informational heritage makes it possible to create and enrich tourist activities based on local culture, promoting sustainable and local economic development, as well as safeguarding heritage, through the transfer of knowledge from the IP skills acquired at LCTDI. Through semi-structured interviews with members of the fishing communities of Caxinas and Poça da Barca and the analysis of documents, a survey of the informational heritage linked to fishing practices was carried out. The results of the project are presented, which is assumed as a model for local development, valuing traditions and preserving the informational heritage linked to the fishing activity. The importance of the competences that the IP holds in different work realities is inferred.