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  • Linguagem e tecnologia. Géneros e instrumentos
    Publication . Sippel, Juliano
    Neste estudo discuto uma possibilidade de interface entre linguagem e tecnologia ancorada na compreensão de gêneros como instrumentos tecnológicos. Para cumprir esse objetivo, remeto a algumas noções e conceitualizações dessas duas áreas referidas e as articulo na tentativa de demonstrar como os gêneros podem ser compreendidos como tecnologias, utilizadas pelos falantes de uma língua como instrumentos que medeiam as suas ações na e pela língua. Procuro demonstrar que é por meio do trabalho e pela necessidade de encontrar meios de aprimorar a experiência da realização de algo que o homem desenvolve instrumentos e metalinguagem, sempre com vistas à execução desse imperativo. Para cumprir esse objetivo, realizo uma análise documental, baseada em textos que remetem à tecnologia (Arendt, 2007; Cupani 2004, 2017; Pinto, 2005; McLuhan, 1962) e à linguagem (Aurox, 1992; Bakhtin, 1992; Schneuwly, 2004; Miller, 2012; Swales, 1990; Askehave & Nielsen, 2005; Luzón, Ruiz-Madrid e Villanueva, 2010). Tecnologia e linguagem assumem, então, uma relação de consequência inevitável, de forma a não tornar possível desassociar surgimento e desenvolvimento de ambas.
  • Efeitos de anotações digitais na produção de resumos
    Publication . Sippel, Juliano
    Este trabalho apresenta a um estudo prático de leitura de texto argumentativo mediada por software de anotação digital, o DLNotes2, visando à posterior produção do gênero resumo. Seu objetivo é verificar se as anotações produzidas no DLNotes2 são recuperadas pelos alunos na produção de seus textos, o que evidenciaria seu auxílio ao planejamento da produção escrita. Para efetivar o estudo, realizamos uma atividade com alunos do primeiro período do curso de Letras da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Brasil), realizada via DLNotes2, no qual solicitamos aos participantes que anotassem tese, argumentos, contraargumentos elencados pelo autor de um artigo de opinião, além de demais aspectos que julgassem importantes para o entendimento do texto. Na segunda atividade, os alunos produziram um resumo do texto lido e anotado. Identificamos que as anotações auxiliaram e efetivamente apareceram no resumo dos alunos, corroborando nossa hipótese de que o DLNotes2 pode ser utilizado no amparo ao planejamento de escrita.