Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 3 of 3
  • Speech therapy students’ view of observation practices as a teaching-learning method
    Publication . Santos, Ana Filipa; Nogueira, Patrícia
    A unidade curricular em análise, Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem II integra 15h de trabalho de campo.
  • A simulação como prática pedagógica para estudantes de Terapia da Fala
    Publication . Gonçalves, Maria João; Araújo, André; Faria, Paula; Nogueira, Patrícia
    As simulações são usadas em várias universidades para desenvolvimento e avaliação de competências na formação de profissionais. Em Portugal, os centros de simulação estão ligados a Escolas Superiores para ensino nessas áreas. As práticas de simulação podem ter vários objetivos e assumir formas diversas. Na Escola Superior de Saúde (ESS) é frequente o recurso a manequins ou role-play nas formações, entre as quais a de Terapia da Fala (TF). A literatura considera que a prática com pacientes simulados se aproxima mais da situação real. Esta prática requer recursos específicos, com preparação e logística complexa associadas. A área da TF desenvolveu um estudo piloto para verificar a capacidade instalada para: utilização de pacientes simulados na formação e identificação de vantagens e desvantagens da sua utilização. Selecionou-se a unidade de Educação Clínica I (EC I) para realizar este estudo. Participaram nesta dinâmica estudantes do 2º ano, os tutores da unidade curricular e estudantes de anos mais avançados ou alumni da ESS que aceitaram colaborar como pacientes. Prepararam-se 4 casos, relacionados com atendimento a adultos. As competências alvo focaram-se na linguagem utilizada, no comportamento perante a pessoa e a atenção à comunicação não verbal, do terapeuta e do paciente. A simulação incluiu preparação dos casos, dos atores, das rotações, dos espaços e equipamentos para observação e para debriefing com o par participante/ator. Selecionaram-se um conjunto de grelhas para avaliação da satisfação com o processo, para docentes e estudantes, usando como base um estudo piloto efetuado por Almeida (2016). Foram também avaliadas as competências relacionais com grelha própria. O estudo foi submetido e aprovado pela comissão de ética. Conseguimos identificar recursos essenciais à implementação desta prática na Licenciatura em TF e perceber o seu potencial como ferramenta pedagógica no treino e avaliação de competências que não possam ser alcançadas com as práticas já utilizadas.
  • NewBiopython library to support molecular biology
    Publication . Nogueira, Patrícia; Sá, Vítor J.; Sá, Vítor J.; Nogueira, Patrícia
    Biopython is a library that facilitates the development of applications for Bioinformatics, using the Python programming language. Maintained by an international association of programmers - the Open Bioinformatics Foundation - since 1999, it provides tools for analyzing biological sequences and accessing online databases like NCBI. It features modules for sequence alignment, protein structures, population genetics, and more. Since the library is open-source with the collaboration of several developers, the project aimed to create a new library that used to existing API services such as Expasy, Blast, Uniprot and DrugBank. This enabled a single-call module to reference multiple services, obtain results, and generate a final report for a searched sequence. The first step to start the project was a study of existing Biopython libraries to assess their alignment with the proposed objectives. Access to the DrugBank service required a formal request. It was necessary to justify the request, explaining how and why the data would be used within the scope of the project. After the preceding steps, the entire architecture and design of the solution were conceptualized and, subsequently, we started the development. As a result of this project, there was an endpoint that, when invoked by any software or platform, returns all information found for a genetic sequence in JSON format. A small user interface was also developed to display the search results as an alternative to using only the API. Because BioPython is a free package and science is the motivation, a new library will be available for several services such as Expasy, Blast, Uniprot, and DrugBank. It will be free for all schools, labs, researchers, and developers who want to use it.