Loading...
2 results
Search Results
Now showing 1 - 2 of 2
- Estudo comparativo sobre a formação de professores de música em Portugal e no BrasilPublication . Mota, Maria; Figueiredo, SergioA formação de professores de música em Portugal e no Brasil é o foco deste texto, que tem por objetivo apresentar aspectos preliminares de um estudo que vem sendo realizado a partir de contextos de Ensino Superior nos dois países. Com inspiração na metodologia da educação comparada, o presente estudo vem investigando documentos oficiais e currículos para promover a reflexão comparativa sobre diferentes caminhos oferecidos em Portugal e no Brasil para a preparação de professores de música, com ênfase na educação escolar. A formação de professores de música nos dois países foi pontualmente analisada a partir dos seguintes elementos: contexto educacional em Portugal e no Brasil; preparação musical anterior ao Ensino Superior e os critérios de ingresso nos cursos de formação de professores de música; elementos curriculares dos cursos formadores; prática docente e perspectivas profissionais. Os resultados preliminares desta análise comparativa demonstram semelhanças e diferenças nos dois contextos: 1) professores de música para a educação escolar são formados em instituições de Ensino Superior nos dois países, sendo que em Portugal, além da licenciatura em música, é exigida a formação em nível de mestrado profissionalizante; 2) em ambos os países são realizadas provas específicas de ingresso nas instituições, exigindo conhecimentos musicais prévios; 3) o equilíbrio entre a formação musical e pedagógica é um dos objetivos curriculares; 4) a prática docente é componente enfatizado na formação de professores; 5) em Portugal a motivação para a atuação na escola regular é maior do que no Brasil.
- Music and drama in primary schools in the Madeira Island - Narratives of ownership and leadershipPublication . Mota, Graça; Araújo, Maria JoséA three-year-case study funded by the Foundation for Science and Technology (FCT) from the Portuguese Ministry of Science, Technology and Higher Education was designed to study a 30-year project of music and drama in primary schools in Madeira. This article reports on the narratives of the three main figures in the project as they elaborate on its construction according to the following themes: innovation, philosophies of music education and teacher education. Through the lens of a narrative inquiry, the discourses produced are analysed, taking into account the emerging concepts of ownership and leadership.