Loading...
4 results
Search Results
Now showing 1 - 4 of 4
- Os sistemas de inteligência num contexto de Homeland Defence e a tutela da privacidadePublication . Curado, Henrique; Gomes, Paulo Sérgio Machado VelosoA utilização crescente das Tecnologias da Comunicação e Informação (TIC) como ferramenta privilegiada dos sistemas de inteleigência (instrumentos de salvaguarda da defesa e segurança nacional) pressupondo o tratamento de dados pessoais, veio trazer à colação a indispensabilidade de uma reflexão sobre tais operações face à necessária protecção da privacidade.
- The ifluence of immersive environments on the empathy construct about schizophreniaPublication . Gomes, Paulo Sérgio Machado Veloso; Marques, António da Silva; Pereira, Javier; Donga, JoãoThis work explores the potential of the use of interactive and immersive technologies to create impactful experiences that generate emotions, contributing to the process of activation or somatic excitation that triggers links that strengthen cognitive functions. It is intended to demonstrate to what extent the use of immersive environments, by generating a strong emotional load, contribute in a more effective way to the empathy construct about Schizophrenia.
- The sense of presence through the humanization created by virtual environmentsPublication . Donga, João; Marques, António da Silva; Pereira, Javier; Gomes, Paulo Sérgio Machado VelosoThis work focus on the study of solutions that using video 360 and virtual reality that allow children’s and older people that are away of their family environments for various reasons to be able to feel they are participating at family or school events. The solutions proposed should deliver a strong sense of presence to the users and the interface must be friendly. The validation will be made by user observation and inquiries.
- e-EMOTION CAPSULE: as artes digitais na criação de emoçõesPublication . Gomes, Paulo Sérgio Machado Veloso; Marques, António da Silva; Pereira, Javier; Correia, António; Donga, João; Sá, Vitor J.O presente trabalho descreve o processo de criação do artefacto multidimensional “e-EMotion-Capsule” que explora a imersividade para gerar emoções através da criação de ambientes impactantes. A perspetiva multidimensional da e-EMotion Capsule permite ao participante experienciar diferentes ambientes criados recorrendo a tecnologias imersivas como o vídeo a 360, ambientes de realidade virtual e plataformas de realidade mista. O participante coloca os óculos RV para interagir com o artefacto e EMotion-Capsule, passando ele próprio a fazer parte do universo imersivo em que se envolveu. As suas próprias emoções desencadeiam as funções cognitivas de processamento percetivo, simbólico e lógico determinantes para construir a sua interpretação. O artefacto recorre ao inovador conceito de narrativa a 360 em que o movimento do corpo proporciona uma experimentação interativa, autónoma e personalizada, associada a estímulos visuais e sonoros que se fundem com o próprio participante. A arte digital ao incorporar este tipo de narrativa induz o participante a assumir o papel do personagem principal, desencadeando neste a dualidade entre reagir e agir, entre observar e provocar, quebrando a indiferença e gerando inquietação