Loading...
2 results
Search Results
Now showing 1 - 2 of 2
- Understanding the Impact of Online Communication Strategies on Consumer Purchase Intention for Green CosmeticsPublication . Teixeira, Sara; Oliveira, Zaila; Teixeira, Sandrina; Teixeira, Sarancreased environmental awareness has increased the demand for green products, mainly cosmetics. This fact challenges companies to adapt to changes and consider environmental problems in their communication strategies to offer products that meet current trends in the consumer market. This implies the need to understand the antecedents of purchase intention better. This research was guided by the theory of planned behaviour (TPB) with the aim of understanding the impact of online communication strategies on consumer purchase intention of green cosmetics. Intention to purchase green cosmetics was measured, as were two of the main TPB constructs, specifically attitude and subjective norms. In addition, other variables were added to the study, such as electronic word of mouth (e-WOM), influencer marketing, and brand content. Data collected through an online survey (N = 151) were analysed using statistical techniques based on variance through partial least squares (PLS) using the SmartPLS3 v.3.3.9 software. The results show that the online communication strategies that impact the purchase intention of green cosmetics are e-WOM and brand content. In practice, the results obtained provide valuable information for professionals and academics, benefiting the perception of the factors that motivate the intention to purchase green cosmetics, contributing to the implementation of better online communication strategies.
- A Intenção de uso da M-Wallet pelo consumidor portuguêsPublication . Teixeira, Sara; Vieira, António da SilvaVivemos na Era das Tecnologias em que o telefone móvel está omnipresente no nosso dia a dia. Com o surgimento do m-commerce, do m-payment e a evolução da tecnologia móvel, os smartphones passaram a ser adquiridos não são só para efetuar chamadas, mas também pelas suas aplicações. A m-wallet é das mais recentes aplicações dos telefones móveis. Esta possibilita pagamentos sem uso de dinheiro físico e reunião da maioria dos conteúdos das carteiras físicas no telefone móvel (e.g. cartões de crédito, de débito, de fidelização). Este estudo pretende verificar a intenção de uso da m-wallet pelo consumidor português; a aceitação da tecnologia; o conhecimento do potencial consumidor e as razões que o levam a desejar utilizar ou não. Fez-se uma revisão de literatura sobre a m-wallet, m-payment, m-commerce e a aceitação de tecnologia e após essa revisão, lançou-se um questionário via Internet. Foram selecionadas 400 pessoas da população portuguesa com 15 ou mais anos segundo o local de residência, grupo etário e sexo. Verificou-se uma elevada intenção de uso da m-wallet pelo potencial consumidor. Este é do sexo feminino, tem uma idade entre 25 e 64 anos, habita no Norte, é empregado por conta de outrem, possui Ensino Superior e um rendimento líquido mensal entre 475€ e 1000€. Os fatores que influenciam a m-wallet são: a utilidade percebida, a facilidade de uso percebida; o custo percebido; a confiança; a conveniência; a segurança percebida/privacidade; a idade; o rendimento líquido mensal; o local de residência; as habilitações literárias e a ocupação profissional. Os fatores que deixam o consumidor reticente em usar são: a falta de segurança; o surgimento de vírus ou malware; a possibilidade de roubo de telefone móvel e de fraude. Constata-se que o consumidor quer usar a m-wallet para: receber cupões e descontos; guardar cartões de sócio; pagar compras com dinheiro eletrónico e guardar bilhetes de viagem.
